ANS testa qualidade de hospitais e dará certificado para os bons

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está testando, desde janeiro de 2013, os indicadores de qualidade de hospitais privados brasileiros. A fase inicial, que vai até junho, conta com a participação de 42 hospitais voluntários. Na segunda fase, a partir de julho, a avaliação se tornará obrigatória a todos os hospitais vinculados à redes das operadoras de planos de saúde.

Nessa primeira etapa cada unidade será analisada em 26 indicadores de qualidade do atendimento ao paciente em cada unidade. Serão avaliados, por exemplo, os níveis de infecção, mortalidade e padrão de cirurgia segura do local. Segundo o gerente de relações com prestadores de serviço da ANS, Carlos Figueiredo, nessa fase será testado se os indicadores definidos para avaliar a qualidade dos hospitais são suficientes. Estes resultados iniciais não serão divulgados.

Em julho, com o início das avaliações obrigatórias, os beneficiários de planos de saúde poderão escolher os hospitais conforme os indicadores e cobrar das operadoras a inclusão na rede desses estabelecimentos. “Nós temos necessidade de ter informações objetivas sobre a qualidade dos hospitais que frequentamos. O hospital que recebe essa certificação prova que é transparente”, explica Figueiredo.

Os hospitais com bom desempenho receberão um certificado de qualidade da ANS, com a letra “Q”, que ficará ao lado do nome do estabelecimento na lista de prestadores de serviços que fazem parte dos livros e portais das operadoras de planos de saúde. A operadora que não participar pode receber multa.

O gerente Carlos Figueiredo explica que esses indicadores estão divididos em seis domínios: segurança, efetividade, eficiência, equidade, acesso e centralidade no paciente. Só receberão a letra os hospitais que atingirem nota mínima exigida pela agência. A divulgação da certificação desses hospitais terá início no primeiro semestre de 2014.

Lista dos hospitais voluntários participantes da primeira fase do programa:

Hospital Pasteur
Cardiotrauma Ipanema
Hospital Paulistano
Hospital Totalcor/SP
Hospital Unimed Bauru
Hospital Unimed São Joaquim
Hospital Unimed João Pessoa
Centro Hospitalar Unimed de Joinville
Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista
Hospital Unimed Caxias do Sul
Hospital Unimed Santa Helena
Hospital Unimed Sorocaba
Hospital Unimed (Volta Redonda)
Hospital de Clínicas de Niterói
Instituto Mário Penna/BH
Hospital Barra D’or
Casa de Saúde São José
Hospital Sino Brasileiro (Osasco)
Hospital Santa Cruz (SP)
Hospital Carlos Chagas (Guarulhos)
Hospital Novo Atibaia (Atibaia)
Hospital Nipo Brasileiro (SP)
Hospital AMA (Arujá)
Hospital Pró Cardíoco/RJ
Hospital Unimed Petrópolis
Hospital Vita Volta Redonda
Hospital Quinta D’or
Hospital Imaculada Conceição/MG
Santa Casa de Misericórdia de Passos
Hospital São Lucas de Governador Valadares
Hospital Badim
Hospital Infantil Sabará
Hospital Santa Paula

Fonte: ANS