O Que é o Programa CQH ?

Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar

A ideia da criação do CQH se inspirou nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos EUA, e resultou de ampla discussão entre diversas entidades ligadas ao atendimento médico-hospitalar no Estado de São Paulo, catalisada pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. As reuniões iniciais para discussão do projeto em 1989-1990, aconteceram na sede daquele órgão, na avenida São Luiz e posteriormente, se transferiram para a sede do CREMESP na avenida Domingos de Moraes.

O projeto CQH é um programa de adesão voluntária, de responsabilidade social da APM – Associação Paulista de Medicina, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar através do aperfeiçoamento dos processos de gestão. Estimula a participação e a auto-avaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.

Missão

A missão do Programa CQH é contribuir para a melhoria contínua da qualidade do atendimento nos serviços de saúde mediante metodologia específica.

Visão

Com ética e tradição, seremos reconhecidos por ampliar, compartilhar e inovar o acesso ao conhecimento em gestão de serviços à Saúde até 2022.

Valores do CQH

Ética: O Programa CQH incorpora os valores das entidades mantenedoras e respeita a legislação vigente sob todos os aspectos. A participação no CQH requer integridade e honestidade moral e intelectual.
Autonomia Técnica: O Programa CQH tem autonomia técnica para ser conduzido, independentemente de injunções que contrariem os princípios definidos em seus documentos básicos: Missão, Visão, Valores, Estatuto e Metodologia de Trabalho.
Simplicidade: O Programa CQH busca a simplicidade. As regras são adequadas e suficientes à realidade hospitalar brasileira.
Voluntariado: O Programa CQH incentiva a participação voluntária dos hospitais, interpretando a busca da melhoria da qualidade como manifestação de responsabilidade pública e de cidadania.
Confidencialidade: O Programa CQH trata todos os dados preservando a identidade dos hospitais participantes.
Enfoque Educativo: O Programa CQH promove o aprendizado a partir da reflexão e da análise crítica dos processos e resultados.

Mantenedora do CQH

A Associação Paulista de Medicina é uma entidade do terceiro setor, sem fins lucrativos cujo papel é representar os médicos do estado de São Paulo na capital e no interior. Com 14 Distritais compostas por 75 Regionais ativas, além de cerca de 50 Departamentos e Comitês Científicos a APM é federada da Associação Médica Brasileira (AMB) no estado de São Paulo. Esta, por sua vez, é filiada à Associação Médica Mundial (WMA – Word Medical Association).

Operadora do CQH

A operacionalização do Programa CQH ocorre através da Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (SOMPAS). Esta entidade é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo o intercambio científico, cultural e social. O foco da SOMPAS é oferecer capacitação e aperfeiçoamento aos profissionais dedicados à medicina preventiva e administração em saúde.


A SOMPAS é a representante da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS) no Estado de São Paulo.

A ABRAMPAS é a sociedade médica que representa as especialidades de medicina preventiva e administração em saúde na Associação Médica Brasileira (AMB) e confere os títulos destas especialidades médicas.

A Lógica do Programa CQH

O Programa CQH busca melhorar a qualidade assistencial através do aperfeiçoamento da gestão.
Para auxiliar as unidades de saúde a aperfeiçoar a gestão o Programa CQH disponibiliza:
1) Modelo de gestão
2) Cursos
3) Banco de dados
4) Publicações
5) Revista de administração em saúde
6) Projetos de apoio
7) Grupos de benchmarking.

Aos hospitais que obtém sucesso na operacionalização do modelo de gestão concede-se um SELO DE CONFORMIDADE.

O Modelo de Gestão do Programa CQH

O Modelo de Gestão do Programa CQH está alicerçado nos fundamentos: Liderança Transformadora, Pensamento Sistêmico, Desenvolvimento Sustentável, Compromisso com as Partes Interessadas, Adaptabilidade, Orientação por Processos, Inovação, Aprendizado Organizacional e Geração de Valor.
A operacionalização do Modelo de Gestão ocorre considerando o desenvolvimento sustentável e o compromisso com as partes interessadas, a liderança transformadora a partir do pensamento sistêmico define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da orientação por processos e com adaptabilidade de resultando em geração de valor para a própria organização e partes interessadas. A partir disso a organização busca evoluir por meio da inovação e o aprendizado organizacional que permeiam o sistema promovendo a excelência.

Relatório de Atividades

O Programa CQH apresenta seu Relatório de Atividades para o ano de 2021.

Retomando as atividades operacionais, apresentamos o Relatório de Atividades Realizadas em 2021. Graças ao seu apoio e participação, o Programa CQH da APM proporcionou eventos, assembleias, congresso e webinares no mais alto nível, compartilhando e difundindo conhecimento na área da qualidade hospitalar.

Contamos com a sua presença e prestígio em mais este ano !!

Clique aqui e faça o download.

CQH Comemora 30 anos

Na data de seu aniversário de 30 Anos, o Programa CQH da APM, lançou seu livro comemorativo “CQH 30 ANOS – Mais que um programa de Qualidade

Uma homenagem ao trabalho e dedicação à todas as pessoas e entidades envolvidas nessa incrível história.

Para ter acesso ao e-book clique aqui para download