Como a computação móvel está transformando a saúde

De acordo com uma nova pesquisa, a tecnologia móvel tem o potencial para remodelar profundamente o setor de saúde, alterando como o cuidado médico é entregue e recebido.

Executivos, tanto no setor público e privado, prevêem que novos dispositivos e serviços móveis vão permitir que as pessoas sejam mais proativas no atendimento à sua saúde e bem-estar.

Estas tecnologias prometem melhorar os resultados e reduzir custos e tornar o atendimento mais acessível para as comunidades que estão atualmente mal servidas. A saúde móvel também poderia facilitar a inovação médica, permitindo que cientistas aproveitem o poder do big data em grande escala.

Ainda assim, o caminho para um futuro móvel na área da saúde não será necessariamente fácil. Preocupações com a privacidade, particularmente relevantes em um contexto de saúde, são suscetíveis de serem um problema.

Os principais resultados da pesquisa incluem:

– 64% dos executivos de saúde dizem que a saúde móvel pode melhorar drasticamente os resultados, dando às pessoas um maior acesso à informação médica.

– 79% dos profissionais de saúde dizem que as tecnologias móveis estão oferecendo educação e informação.

– Em cinco anos, 50% prevêem que a saúde móvel vai permitir que os pacientes participem de forma mais ativa no seu próprio cuidado.

– No entanto, quase metade (49%) dos entrevistados acha que a cautela do consumidor sobre violações de privacidade pode ser um obstáculo para a adoção, enquanto pouco mais de metade (51%) dizem que os riscos de privacidade de dados são a sua maior preocupação

“Onde quer que haja um sinal de celular, existe a capacidade para fornecer melhores cuidados de saúde.” – Eric J. Topol, diretor do Scripps Translational Science Institute

Fonte: The Economist