Excelência em gestão: entenda a importância da atuação em rede para o mundo conectado

Quanto mais harmonizados os membros de uma rede, mais ela será beneficiada

O Fundamento de Excelência Atuação em Rede entende que as organizações, como sistemas sociais, compreendem redes formais com clientes, parceiros, fornecedores e outros entes da sociedade, além daquelas que surgem entre os colaboradores. Por isso, esse Fundamento é definido pelo desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos comuns e competências complementares.

Desde 2013, a FNQ passou a incorporar a Atuação em Rede em seus Fundamentos de Excelência. “Essa decisão foi pautada no projeto Desafio, realizado entre 2008 e 2009, que teve como objetivos: estudar o que deveria ser a vanguarda da excelência em gestão e disponibilizar um novo modelo de excelência em gestão, promovendo uma ruptura em relação aos modelos monolíticos existentes no mundo”, explica o consultor em gestão organizacional e educacional, Tadeu Pagliuso. “Durantes esses estudos, ficou claro que o tema rede era, e continuará sendo, um dos aspectos mais importantes, tanto para os indivíduos como para as organizações”, complementa.

É importante identificar as redes das quais participa, qual objetivo de cada uma, quem faz parte dela, o que a organização aporta e o que retira. “A partir daí, é necessário estabelecer um processo, em que toda nova participação deve ser validada, considerando os pontos destacados, assim como as formas de monitoramento dos impactos da participação em seus resultados”, defende Tadeu. Essas informações são de extrema relevância para a configuração de um sistema de gestão que visa aumentar a competitividade e a sustentabilidade.

“Atualmente, vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde a participação em diversas redes podem (e devem) trazer mais conhecimento sobre as necessidades e as expectativas das partes interessadas, a melhoria dos processos internos e, consequente, a melhoria nos resultados”, explica o consultor.

Quanto mais harmonizados os membros de uma rede estiverem, mais ela será beneficiada da cooperação e melhor será a contribuição para a sua sustentabilidade e de seus membros. Além disso, é importante levar em conta as redes informais de relacionamento, que as pessoas estabelecem nas organizações para o cumprimento de suas tarefas.

Fonte: FNQ