Embora todo mundo fale a respeito, ainda é difícil entender o que é transformação digital. O conceito representa uma mudança nas estruturas das organizações, na qual a tecnologia passa a ser o centro das estratégias e das ações realizadas, tanto internas quanto externas.
O Uber é um ótimo exemplo. Antes de o serviço existir, os táxis eram os responsáveis por buscar e levar as pessoas a qualquer hora e em qualquer lugar por um determinado preço. O serviço realizado pela Uber não é diferente. Então, por que o aplicativo impactou tanto a categoria? Simples! A solução que a Uber oferece é mobilidade aliada à tecnologia. O consumidor, usando apenas o seu celular, sabe a estimativa do valor da corrida, tem disponível várias formas de pagamento, acompanha em tempo real o trajeto e vê com precisão quando o motorista chegará ao ponto de embarque e desembarque. A “grande sacada” foi digitalizar e democratizar a forma de as pessoas se locomoverem.
Percebe que o termo é bem mais amplo do que a companhia ter presença digital ou melhorar a área de TI? É um desafio que engloba toda a gestão da organização.
Sendo assim, cada iniciativa no segmento digital pode acelerar o desenvolvimento da companhia e trazer mais vantagens competitivas perante os concorrentes do seu segmento.
Fonte:- FNQ