Terra dos Anciãos

Okinawa, Japão, com 1,4 milhões de habitantes, é onde vive a população de maior longevidade no planeta. Saiba por quê.

Quando Ponce de Leon estava procurando a Fonte da Juventude, no século 16, o explorador espanhol deveria ter voltado seu barco em direção ao Japão, em vez da Florida. A cidade de Okinawa tem a população de vida mais longa do mundo.

A expectativa de vida para as mulheres em Okinawa é de 86; para os homens. é 78. Isso é 10 anos mais do que a esperança média de vida para os homens em todo o mundo e 13 anos mais do que a esperança média de vida para as mulheres.

Okinawa também tem a mais alta concentração de centenários em todo o mundo. E muitos se mantém saudáveis por muito tempo na velhice.

O que há na água deles? O estudo Okinawa Centenarian, que faz exames de saúde básicos e estuda a dieta e exercício de mais de 900 centenários, observa algumas tendências.

Okinawa Centenarian study nova aba

Okinawanos podem ter ganhado na loteria genética. Eles são de baixo risco para todas as principais doenças que tendem a matar pessoas, incluindo câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Who Are the Okinawans? Ancestry, Genome Diversity, and Implications for the Genetic Study of Human Longevity From a Geographically Isolated Population nova aba

Genetic determinants of exceptional human longevity: insights from the Okinawa Centenarian Study nova aba

Longevity and diet in Okinawa, Japan: the past, present and future. nova aba

Apesar de serem financeiramente mais pobre do que a população japonesa em geral, a qualidade de vida global de okinawanos é boa.

O exercício vigoroso é rotina, como também é a dieta magra. Consequentemente, o índice de massa corporal é baixo, com uma média de 18 a 22. A sua dieta é rica em vegetais verdes e amarelos, batata doce, soja e peixe.

Okinawanos geralmente comem pouca carne vermelha. Eles bebem com moderação, e poucos fumam.

Okinawanos também tendem a ficar socialmente conectado. Eles muitas vezes vivem nas mesmas casas com suas famílias. A cultura de Okinawa respeita os idosos. Os centenários tendem a ser otimistas, adaptáveis, independentes, criativos, calmos e descontraídos – todos traços de personalidade associados à longevidade. A depressão e solidão são mínimas.

Os médicos acho que poderíamos aprender muito sobre o envelhecimento saudável com okinawanos.

“Baixo estresse, fortes laços familiares e otimismo – estudos mostram que estes fatores são importantes, e eu tenho notado que isso ajuda com os meus próprios pacientes”, disse o Dr. Carmel Dyer, diretor da Divisão de Geriatria e Medicina Paliativa da Universidade de Centro de Ciências da Saúde do Texas. Okinawanos também tendem a trabalhar até ser possível, disse ele.

“Nós vimos que quando você importa na sociedade, quando você pensa além de si mesmo, e quando você não deixa que seu cérebro se aposente, tudo isso é muito útil.”

Fonte: por Jen Christensen, traduzido de CNN.com