Cuidados que custam menos

Cingapura, uma cidade de 5,3 milhões de habitantes tem um dos sistemas de saúde mais eficientes do mundo

Se você vai ficar doente, Cingapura é o lugar para fazê-lo.

Classificado como um dos sistemas mais eficientes do planeta, o programa de saúde pública da cidade-estado é usado por 80% dos moradores.

Mais importante, Cingapura gasta menos com saúde do que qualquer outro país rico do mundo. Em 2013, 4,7% do seu produto interno bruto foi para a saúde; os Estados Unidos gastaram 17,9%, de acordo com o Banco Mundial.

Então, qual é o seu segredo? O Ministério da Saúde exige que todos os cidadãos participem de um programa de poupança de saúde chamado Medisave, o que garante que eles tenham o suficiente guardado para cobrir as despesas futuras. Os moradores também recebem subsídios de cuidados de saúde com base no nível de renda. Os custos médicos devem ser apresentados de forma clara, e o governo controla as companhias de seguros.

“Preço e transparência de resultados são muito importantes para a qualidade”, disse William Haseltine, chairman e presidente da ACCESS Health International Inc. e ex-professor da Harvard Medical School e da Harvard School of Public Health. “Sem isso, é muito difícil de gerir um sistema de cuidados de saúde”.

Em seu livro, “Excelência Acessível: A História do Sistema de Saúde de Cingapura”, Haseltine diz que Cingapura entendeu cedo a necessidade de integrar a saúde com todos os aspectos de planejamento urbano. Habitação, água, alimentos, qualidade do ar, o tráfego rodoviário, parques e muito mais foram consideradas como sendo parte de um sistema de saúde holística.

Baixe o livro: Affordable Excellence. The Singapore Healthcare Story nova aba

Prestar atenção às condições sociais e ambientais como essas é uma característica dos sistemas de cuidados de saúde bem-sucedidos, diz Kisha B. Holden, professor associado de psiquiatria e ciências comportamentais da Faculdade de Medicina Morehouse, que é especialista em disparidades na saúde.

Programas de saúde de qualidade prestam atenção às necessidades do povo a ser servido, diz ela. Eles têm sistemas financeiros atraentes, fornecem educação à comunidade e se concentram em cuidados preventivos – tudo que Cingapura faz.

Haseltine diz que algumas das campanhas de saúde mais bem-sucedidos de Cingapura incluem aluguel de bicicletas, programas livres de gordura trans e programas anti-tabagismo. Há também uma agência de governo inteiro, o Conselho de Promoção da Saúde, dedicada a promover uma alimentação saudável, exercício físico, educação em saúde e exames médicos regulares.

“Eles desenvolveram um sistema de muito alta qualidade de cuidados de saúde, que oferece atendimento uniforme, independentemente da renda”, disse Haseltine.

Ele acredita que os princípios que fazem o trabalho do sistema de saúde de cingapura ter sucesso, também pode ser aplicado em outros lugares.

“É importante olhar para o que pode ser feito. Cuidados de saúde de alta qualidade podem ser entregue na fração do custo que são hoje em vários países”.

Fonte: traduzido de cnn.com – artigo de Sara Cheshire – 26-01-2015