Programa CQH: Hospitais recebem o selo de conformidade

Nas últimas semanas, quatro hospitais foram contemplados com o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina. Entre eles, o Hospital Policlin de São José dos Campos, o Hospital Regional de Osasco, o Hospital de Aeronáutica de Canoas e o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos.

O selo de conformidade está condicionado à implementação do modelo de gestão de qualidade e ao aperfeiçoamento dos processos, incluindo a revisão, a eliminação de falhas e a ampliação dos mecanismos de controle. Em uma instituição de Saúde, o trabalho de qualidade hospitalar se torna essencial no que se refere à assistência ao paciente. Além de prevenir riscos, também busca melhorias contínuas para a segurança dos colaboradores e do hospital. Este controle ocorre devido ao comprometimento das pessoas que atuam no cuidado com os pacientes, corroborando com os métodos e as competências estabelecidos pelas organizações.

No dia 30 de março, o Hospital Policlin de São José dos Campos recebeu a renovação do selo do Programa CQH. A coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente da instituição, Tatiane Lima Farias de Melo, compartilhou um pouco de sua experiência desde a implantação do programa na Unidade de São José dos Campos – que teve início em 2008. Dez anos depois, foi a vez do Hospital Policlin Taubaté começar o mesmo trabalho.

Segundo ela, várias melhorias foram introduzidas neste período, como o desenvolvimento da gestão, adequação dos processos e atendimento baseado nas normas regulamentadoras, entre outras. “O processo de qualidade não é centralizado, e quem está na ponta consegue perceber as melhorias. Além disso, a liderança também é treinada”, explicou.

Tatiane falou ainda sobre indicadores utilizados pelas instituições para avaliação de desempenho. “Em linhas gerais, a gestão de indicadores é a tarefa de monitorar dados diretamente relacionados às atividades operacionais, que demonstrem os resultados da empresa.”

Clique aqui e leia a materia completa.

Reportagem: APM