Gerente de Qualidade do HUSF fala sobre adaptação e adesão ao CQH

O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) aderiu ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina, há pouco mais de nove meses, com o objetivo de melhorar a qualidade na assistência e trazer esta política aos seus colaboradores.

Após este período com o apoio do CQH, a responsável pelo setor de Qualidade do hospital, Patrícia Pedroso, fala sobre os benefícios e obstáculos enfrentados na implementação do Programa. “Desde quando aderimos ao Programa, já foi possível notar algumas diferenças no gerenciamento de grande parte da equipe, mas ainda há alguns pontos que estamos trabalhando para melhor adaptar os serviços prestados.”

De acordo com Patrícia, um dos principais motivos para o Hospital Universitário São Francisco recorrer ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar foi referente à reorganização da equipe, pois a gestão da instituição tem buscado desenvolver e apresentar novos métodos de trabalhos para os colaboradores, promovendo segurança e bem-estar tanto para eles e os pacientes.

“Nestes últimos meses, padronizamos alguns processos de assistência, com a ajuda do CQH, sendo possível reduzir tempo na realização de algumas tarefas, podendo assim focar em outras coisas. Notamos também que os colaboradores têm se sentido mais à vontade para relatar problemas, pois estamos mais abertos a ouvir as pessoas que trabalham para manter isso aqui funcionando”, explica a gerente.

Ela afirma que o Programa tem cumprido com as expectativas e elogia a plataforma interativa do CQH, a facilidade em utilizar os recursos disponíveis e os eventos promovidos constantemente. “Sempre que recebemos notificações das datas dos webinars, buscamos reunir o máximo de colaboradores possível para assistirmos juntos. As palestras são bem estruturadas e transmitem informações importantes para nós. Ao final, procuramos debater sobre os temas apresentados e ver onde podemos aplicá-los na nossa rotina”, acrescenta.

Outro ponto abordado por Patrícia Pedroso é a dificuldade de mudar a cultura das pessoas, havendo resistência em alguns pontos. Mas, com constantes diálogos e mudanças de hábitos, o ortodoxo sistema organizacional está evoluindo. “Pretendemos alcançar melhores resultados em breve para obtermos o selo de conformidade que, sem dúvidas, é uma forma de reconhecimento do esforço de todos”, finaliza.

Foto: Divulgação
Fonte: Site APM