Saiba como se manter em sintonia com aqueles que fazem a diferença para a sua organização
Não importa a qual setor a sua empresa pertença, ao desenvolver um produto ou prestar um serviço, esse será destinado a alguém. Por isso, cuidar da satisfação do seu público-alvo – os chamados clientes – deve ser uma das prioridades para qualquer organização que busca qualidade e excelência em suas atividades.
Pensando nisso e para comemorarmos o Dia do Cliente (15/9), separamos cinco dicas para a sua organização manter esse relacionamento saudável e com o máximo de satisfação possível. Confira:
Conheça seu cliente
Com um mercado cada vez mais dinâmico, é fundamental saber ouvir o cliente, assim como identificar e analisar suas necessidades para oferecer os serviços e produtos mais adequados. Também é preciso encontrar canais de divulgação e interação mais assertivos. Dessa forma, você pode identificar em que mercado seu público-alvo está inserido, entender as suas expectativas, definir estratégias e aprender com ele.
Interaja e compreenda
Para criar um relacionamento de confiança e uma imagem positiva com o cliente, é preciso adotar ferramentas para identificar e compreender o que ele deseja. Uma boa dica é disponibilizar esses instrumentos para os responsáveis de cada área da sua empresa e, em seguida, definir os canais de interação a serem utilizados. O cruzamento de dados é uma etapa importante para que as informações coletadas não fiquem isoladas e sem tratamento adequado.
Cuide da divulgação
É muito importante gerir o conteúdo das mensagens passadas para os seus clientes. Sendo assim, é necessário criar mecanismos para divulgar sua marca, seus produtos e suas ações, seja em redes sociais, eventos, anúncios, publicações ou patrocínios. Para assegurar que as informações estejam de acordo com as diretrizes de sua organização, você pode produzir um manual e distribuir para todos os públicos com que tenha contato.
Trate com cuidado as reclamações e sugestões
Para dar conta de atender às demandas do público, adote um processo estruturado que preveja a definição de padrões de atendimento, tempo de resposta e feedback aos clientes, além de mecanismos de controle. Utilize as sugestões e reclamações como guias para que a empresa saiba as melhorias a serem implementadas.
Utilize o MEG
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é uma metodologia não prescritiva para que organizações de todos os portes e setores assegurem uma gestão para excelência. Com auxílio dos Critérios de Excelência, sua empresa estará mais preparada para alinhar recursos, identificar pontos fortes de atuação e aproveitar oportunidades de melhoria, além de aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações. Saiba mais sobre o Critério Clientes, do MEG, e aprimore seus processos gerenciais!
Fonte: FNQ