6 metodologias para estimular a inovação nas organizações

As dicas são apresentadas no Guia de Referência da Gestão para Excelência, o novo MEG

O Aprendizado Organizacional e Inovação é um dos Fundamentos no novo Modelo de Gestão da Excelência (MEG). De acordo com o MEG, para alcançar os patamares de uma organização de excelência, a empresa deve propiciar o compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

Um dos temas deste Fundamento é a Inovação, que é definida pela seguinte equação:

Inovação = Ideia + Ação + Resultados

Ideia – está relacionada com a invenção que é essencial, mas ainda não é uma inovação. Esta só ocorre depois de cumpridas as outras duas etapas;

Ação – compreende as decisões e atividades de desenvolvimento e implementação da ideia;

Resultados – devem ser positivos para controladores e demais partes interessadas, com responsabilidade social e por um prazo razoável, isto é, que apresentem benefícios por algum período de tempo, até que a inovação seja aperfeiçoada ou substituída por outra.

Para estimular as organizações a implementarem ambientes favoráveis à inovação, selecionamos seis metodologias mais utilizadas no mercado:

1) Brainstorming – Técnica grupal ou individual, na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos, explorando a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo.

2) Ciclo PDSA – Também introduzido por Deming, surgiu a partir da necessidade de aprendizado e melhoria de um produto ou processo. Essa ferramenta veio complementar o que já existia no PDCA, pois ela propõe que seja feito um processo de estudo em pequena escala, com o objetivo de desenvolver o aprendizado e a geração de um novo conhecimento: PDSA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Study (Estudar) – Act (Agir).

3) Design Thinking – Conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de solução, colocando as pessoas no centro do desenvolvimento, promovendo a criatividade para a geração da solução e a razão para analisar e adaptar as soluções.

4) Matriz GUT – Prioriza os problemas a serem resolvidos, considerando três fatores: a Gravidade, a Urgência e a Tendência do problema. A gravidade está associada ao impacto do problema e seus efeitos a longo prazo, caso ele venha a acontecer. Já a urgência é o tempo disponível ou até mesmo necessário para resolver o problema. E por fim, é medido o quanto o problema tende ou não a se agravar.

5) Prototipagem Acelerada – Métodos ou ferramentas que reduzem o time to market, custos de desenvolvimento, os riscos e as possibilidades de seus concorrentes.

6) Radar da Inovação – Método desenvolvido pelos professores da Kellog Business School, abrange as diferentes dimensões do negócio, a intensidade da inovação e seu grau de dependência. As inovações ocorrem em diferentes partes do modelo de negócios de uma organização ou nele como um todo.

Fonte: FNQ