NAGEH Pessoas

Benchmarking de Indicadores de Gestão de Pessoas em Saúde

2023. Novaes, Maria Aparecida

Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) foi criado a partir da visão do dr. Haino Burmester que, em 1986, quando foi bolsista da Fulbright teve contato com a Joint Comission of Accreditation of Hospitals em Baltimore e se inspirou em criar modelo semelhante no Brasil.

O incentivo da Associação Paulista de Medicina (APM), do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo permitiram a criação deste projeto de responsabilidade social no final da década de 1980. A APM desde julho de 1991 assumiu a manutenção e tornou-se sede permanente do CQH.

Nestes 32 anos de atividade, este projeto desenvolveu, desde metodologia específica de gestão para a área da saúde, passando pela produção de material didático para apoio a gestão hospitalar, projetos internacionais de melhoria assistencial, criação de ferramentas para administração da saúde e fóruns para debates de problemas em saúde. O aperfeiçoamento da qualificação dos recursos humanos da área da saúde permanece sendo um dos objetivos mais importantes do CQH, visando contribuir para o aprimoramento da gestão da saúde nacional e internacional.

Um fórum ímpar, o Grupo de Benchmarking Gestão de Pessoas, foca tópicos sobre gestão de profissionais da área da saúde. Este núcleo de debate e troca de experiências entre os gestores de pessoas completa 10 anos em 2023. Para registrar este importante momento veio a ideia de fazer este livro. Este livro comemorativo dos dez anos do Grupo de Benchmarking Gestão de Pessoas do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar faz um importante retrospecto histórico desta atividade registrando fatos marcantes dessa atividade.