Você se preocupa com o bem-estar da sua equipe?

Um turnover alto atrapalha a rotina de um negócio. Saiba como tornar o ambiente agradável

A insatisfação dentro das empresas ainda é muito comum em todos os segmentos. E ao contrário do que a maioria acredita, o funcionário não é o maior prejudicado nesse tipo de situação. Se ele for bom, não lhe faltarão oportunidades de emprego.

Quem perde mesmo nos modelos de gestão que desvalorizam a mão de obra é o empreendedor, o dono da empresa. Além de arcar com o ônus financeiro da rotatividade, a imagem da empresa fica arranhada no mercado. Sem falar da queda produtiva quando mui Ninguém consegue mostrar resultados sob constante pressão.

De fato, o problema é comum, mas com iniciativa e humildade para fazer uma auto-avaliação, o empreendedor pode resolvê-lo facilmente.

Confira abaixo cinco dicas que vão ajudá-lo a acabar com o troca-troca de funcionários e tornar agradável o ambiente:

Invista nas instalações

Conforto é fundamental para colaboradores trabalhar direito. Por menor que seja a empresa, ofereça estacionamento (ou tenha convênio com algum), computadores em bom estado, cadeiras confortáveis, banheiros limpos e uma área para refeições. Se tiver refeitório, opte por alimentos saudáveis e aposte em um buffet com cardápio variado. A hora do almoço pode ser um ótimo momento para a equipe descontrair e se conhecer melhor.

Flexibilize horários

Permita que pelo menos uma vez por semana os funcionários decidam em qual período querem trabalhar. Dar autonomia mostra confiança e faz com que a pessoa recompense o gesto com o aumento de produtividade.

Crie atividades interativas fora do ambiente de trabalho

Churrascos, passeios e festas fora da empresa ajudam a unir o time e melhoram o clima. Confraternizações também ajudam o gestor construir uma imagem mais humana.

Não exija que a equipe viva para o seu negócio

Saiba dosar a carga de trabalho. Comprometimento é importante, assim como ter tempo livre. Quando o funcionário se dedica a outras atividades no fim de semana, por exemplo, ele recarrega as energias e volta com ânimo para encarar a rotina durante a semana.

Seja acessível

O dono do negócio deve ser alguém com quem seja possível conversar, sugerir mudanças e contribuir com novas ideias. Chefes muito rigorosos e distantes intimidam e geram um ambiente constante de tensão.

Fonte: revistapegn.globo.com