Qualidade de vida: um benefício que não tem preço

Nos últimos anos, a preocupação das companhias com o bem-estar de seus funcionários começou a ganhar espaço no mercado

Pesquisa da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) demonstra que investir no bem-estar dos funcionários já é considerado um imperativo estratégico para as empresas. As iniciativas contribuem para combater alguns dos males que mais afetam a performance no trabalho, como o estresse e problemas emocionais, quaisquer que sejam suas causas.

O que dizem os gestores dos programas de qualidade de vida:

Nos últimos anos, a preocupação das companhias com o bem-estar de seus funcionários começou a ganhar espaço no mercado. Entre as iniciativas observadas, podemos citar os espaços de convivência e lazer, os clubes de caminhada e corrida, assistência e grupo de apoio para perda de peso, assistência psicológica, atividades culturais, entre tantos outros exemplos.

Para serem eficientes, os programas de qualidade de vida precisam ser bem estruturados, possuir boa comunicação com os colaboradores da empresa, além de estarem alinhados com as lideranças para geração de valor e resultados.

PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA

Criado em 2010, o Programa Bem-estar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) é uma ferramenta estratégica que propõe diversas ações para a promoção da saúde e da qualidade de vida. As atividades são voltadas, em sua maioria, para o gerenciamento do peso corporal, aumento de atividade física, melhora de hábitos alimentares e redução do estresse. “O Programa tem como objetivo estimular mudanças graduais de estilo de vida e comportamento dos colaboradores e terceiros, além de seus familiares”, explica Rodrigo Bornhausen Demarch, Gerente de Qualidade de Vida e Saúde da instituição.

Fonte: ANAHP