Entenda a importância do planejamento estratégico

Especialistas em gestão apontam quais atitudes definem o sucesso de um planejamento estratégico na sua organização

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

Segundo a Gerente Executiva de Controladoria da Elektro, Talita Mendes, para garantir a eficácia e a eficiência do planejamento estratégico, a liderança deve, em primeiro lugar, estar comprometida e envolvida com o processo. “Na Elektro, além de termos o envolvimento de 100% da liderança no Ciclo de Planejamento Estratégico, em todas as suas fases, temos uma reunião mensal de acompanhamento de desempenho, na qual discutimos todos os indicadores estratégicos da companhia, as razões de desvios e planos de ação para correção”, explicou.

Para Talita a liderança precisa primeiramente conhecer e, em segundo lugar, envolver-se profundamente com a estratégia, para que os resultados sejam satisfatórios ou que os desvios observados sejam uma oportunidade de aprendizado e reposicionamento. Na opinião do gestor executivo da EDP, Ewaldo Nogueira, a execução do planejamento estratégico é essencial na organização. “Não basta apenas fazer um planejamento estratégico, você tem que ter o processo contínuo. É preciso envolver a liderança, a força de trabalho e fazer uma boa disseminação deste planejamento”, disse.

Segundo o sócio-diretor da empresa de consultoria Holus, Gestão Empresarial e Educacional e ex-superintendente geral da FNQ, Antonio Tadeu Pagliuso, o planejamento é decisivo, mas o sucesso da empresa não está somente no Planejamento Estratégico. “Durante o processo de Planejamento Estratégico, poucas organizações consideram os processos gerenciais e produtivos, ou seja, as capacidades desses processos, para estabelecer ou considerar as metas de curto, médio e longo prazo para a elaboração do Plano Estratégico”, pondera. Para Tadeu a falta de todas estas informações, faz com que as empresas definam metas inexequíveis, sendo que as modificações nos processos, muitas vezes não é compensada quando considerada a relação custo x benefício.

A Elektro realiza, anualmente, o diálogo estratégico com todos seus colaboradores. “Este evento, conduzido pela liderança da companhia, permite que todos os colaboradores tenham a oportunidade de conhecer a estratégia da companhia e com isso, definir como podem contribuir para sua execução bem sucedida”, explicou Talita.

Fonte: FNQ