Os 10 pontos básicos ao formalizar qualquer parceria

Os itens essenciais que você precisa verificar antes de finalizar o contrato de qualquer parceria. Será que você não está se esquecendo de algum deles?

Abaixo compartilho com você os pontos essenciais a observar quando você está prestes a formalizar uma parceria.

1. Obtenha seu acordo por escrito. Sim, você é ocupado, e os advogados são caros, mas se você não pode dispor de tempo e dinheiro para documentar corretamente a parceria, você deveria realmente entrar nela?

2. Certifique-se de que você compartilha valores e visão comuns com o parceiro. Não basta olhar para os pontos e intenções em comum. Pare por um momento e liste todos os pontos que vocês não se encaixam, e as razões pelas quais vocês não devem ser parceiros. Isso ajudará você a decidir claramente antes de ir mais adiante.

3. A integridade é uma valor essencial em qualquer escolha de parceiros. Que provas você tem da integridade do seu sócio potencial? Ou de sua falta de integridade?

4. Avalie seus potenciais parceiros em relações comerciais e pessoais anteriores para ver o que isso revela sobre como eles irão se comportar durante e depois de um relacionamento comercial. Como os prospectos de investimento costumam dizer, “rentabilidade passada não é garantia de desempenho futuro”, com o comportamento humano, por enquanto, essa é a sua melhor pista.

5. Em seu acordo escrito, coloque o ônus em fazer a parceria funcionar. Torne o acordo menos favorável para desistir ou encerrar a parceria. Esta cláusula empurrará ambos para trabalhar na solução de problemas.

6. Certifique-se do “equilíbrio da parceria”. Você não deve baseá-la em tempo investido, mas sim no valor criado. Ambos devem sentir-se justamente recompensados ou a situação não vai funcionar. Contabilize as contribuições que todos os parceiros irão fazer ao negócio e coloque um valor equitativo em cada uma destas contribuições. Procure por medidas externas de valor – quanto valem essas contribuições no mercado? Recompensas e controle devem acompanhar a contribuição e o risco. Se as coisas mudarem ao longo do tempo, o contrato precisará refletir como isso vai impactar a divisão de lucros e a participação acionária.

7. Escolha a adequada estrutura legal logo no início da parceria.

8. Faça a parte escrita do acordo durante a fase “lua de mel” da parceria. Se vocês não podem fazer as coisas acordadas por escrito quando vocês estão “in love”, como vocês irão fazer essas coisas no final, quando as emoções estarão elevadas e os advogados sussurrando?

9. Considere fazer um “piloto” para ver como é trabalhar juntos em primeiro lugar, antes de entrar em uma parceria de negócios a longo prazo. Em outras palavras, more junto antes de casar.

10. Incorpore no contrato escrito como lidar com as situações de interrupção mais conhecidas: morte, desentendimento, dívidas, divórcio, incapacidade por doença.

Desejo-lhe a melhor sorte em suas parcerias. Lembre-se, o seu papel e necessidades na parceria vão mudar ao longo do tempo. Certifique-se de manter o diálogo com o(s) seu(s) parceiro(s) aberto ao longo do caminho.

Fonte: traduzido de artigo de David Finkel, publicado por inc.com, em 01/04/15