Gráfico feito a partir do livro “Quando Culturas Colidem” de Richard Lewis mostra a diferença da cultura de relacionamento e decisão em vários países
Você já se sentiu confuso com a cultura de outro país? “Agora, depois de muitas viagens, posso dizer, que conhecer sobre outras culturas e como elas reagem importa muito”. E assim, Richard Lewis, decidiu mapear o mundo por suas culturas. Ele é autor do livro “Quando Culturas Colidem”, que é considerado “‘um roteiro oficial para navegar pela economia do mundo”, pelo Wall Street Journal”.
Lewis descobre que existem três grupos principais:
Linear-ativos – aqueles que planejam, programam, organizam, buscam cadeias de ação, fazem uma coisa de cada vez. Alemães e suíços lideram este grupo.
Multi-ativos – aqueles povos vivazes, loquazes que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, planejam suas prioridades não de acordo com um calendário, mas de acordo com a emoção relativa ou importância que cada compromisso traz consigo. Italianos, brasileiros, latino-americanos e árabes são membros deste grupo.
Reativos – as culturas que priorizam cortesia e respeito, ouvindo em silêncio e calma os seus interlocutores e reagem com cuidado as propostas do outro lado. Chineses, japoneses e finlandeses estão neste grupo.
Há mais em suas ideias do que apenas conhecimento de viagens e compreensão de outra cultura. Ele acredita que a forma como os países são classificados e onde eles se encaixam no espectro, pode realmente ajudar a prever a sua resposta a acontecimentos mundiais. E esta é uma informação útil para todos.
Fonte: traduzido de site Slate.com