7 dicas para fazer você funcionar em um local de trabalho disfuncional

Como você pode trabalhar bem quando você está cercado pelo caos da disfunção? Aqui estão sete dicas que podem ajudá-lo a lidar com um ambiente ruim, como um profissional, mesmo na mais louca das situações.

Passamos tanto de nossas vidas no trabalho. O ambiente correto pode fazer até mesmo um trabalho tedioso andar para frente, mas há muitos locais de trabalho que sofrem de algum grau de disfunção. Saber gerir a disfunção no local de trabalho com graça é uma daquelas habilidades inestimáveis que você não aprende na escola.

Aqui estão sete pensamentos que podem ajudar:

1. Mantenha-se focado.

Eleve-se acima de tudo mantenha o foco em seu trabalho e seu desempenho. Aja como você faria se você fosse o chefe. Não se preocupe com o que os outros fazem; se concentrar em fazer o seu próprio trabalho e faze-lo bem.

2. Mantenha distância.

Não participe! Uma das melhores coisas que você pode fazer é manter-se fora dos jogos de outros, porque a participação – mesmo como um adversário – faz os comportamentos disfuncionais prosperarem. Se você se distancia, você não será parte do problema.

3. Procure aliados

Combater o isolamento, encontrando alguns aliados que ressoam com você e crie um círculo interno unido. Juntos, vocês podem se manter e perceber a realidade. Certifique-se de que todas as pessoas dentro de seu círculo permanecem neutras e acima do drama.

4. Não preste atenção

Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer, mas quanto mais você puder neutralizar a negatividade e loucura, o mais saudável que você pode manter-se. Há uma porta que você pode fechar? Você pode mudar sua mesa em direção a uma parede? São os fones de ouvido uma opção? É possível trabalhar em casa um ou dois dias por semana?

5. Procure gatilhos.

A melhor maneira de armar-se contra problemas é estar preparado antes que eles surjam. Portanto, procure gatilhos que desencadeiam o comportamento disfuncional. A compreensão dos gatilhos pode ajudá-lo a evitá-los.

6. Seja um exemplo.

Faça tudo que puder para manter-se à parte, em outro nível. Defina padrões elevados para si mesmo e fazer tudo o que puder para segui-los todos os dias. Seja um exemplo de caráter e mostre aos outros como se faz.

7. Vá embora.

Quando tudo estiver dito e feito, se você já tentou de tudo para virar a maré e isolar-se da disfunção, talvez seja a hora de sair. As pessoas mais talentosas, criativas e eficazes não ficam em um ambiente ruim mais do que o necessário; eles navegam para locais de trabalho onde possam se sobressair e não apenas suportar.

Lembre-se, há algo valioso a ser aprendido, mesmo no pior local de trabalho. Se você tiver que passar algum tempo em um ambiente disfuncional, trate o momento como uma oportunidade de crescimento pessoal e disciplina até que a disfunção apareça apenas no seu espelho retrovisor.

Fonte: Traduzido de artigo de Lolly Daskal, em inc.com – 16/02/2015