8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional

O master coach Nivaldo Grande reuniu oito conselhos para se comunicar no ambiente profissional em artigo de exame.com

Parece irrelevante, mas comunicar-se bem e adequadamente é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas.

Saber se expressar em diferentes situações e envolver o ouvinte no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar a convencer clientes, explicar ideias, estabelecer uma estratégia, defender um ponto de vista ou até mesmo conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente.

E para que qualquer profissional possa melhorar seu desempenho no ambiente corporativo e impulsionar sua carreira, o master coach e co-fundador da NS Engenharia de Pessoas, Nivaldo Grande, reuniu oito conselhos que irão ajudá-lo neste processo.

Confira:

1. Construa sua imagem

Além de cuidar da aparência física e se vestir adequadamente, é preciso se preocupar também com outros aspectos de sua imagem.

A simpatia, atenção, disposição social e a forma de se comunicar com os colegas de trabalho também fazem parte desse requisito.

Nivaldo Grande aconselha o profissional a conhecer melhor as pessoas, saber como elas pensam e agem para estabelecer uma ligação com elas.

Além disso, conversar corretamente, mostrar empatia, bom humor e lembrar-se dos nomes de seus colegas também são atitudes essenciais.

É preciso praticar esses gestos e, se necessário, buscar feedback com amigos e colegas para saber como você está se saindo.

2. Aprenda a escutar

Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstrar interesse e não apenas interrompê-la apenas falando o que se quer é algo que deve ser aprimorado a cada dia.

Pessoas que não costumam escutar seus colegas tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de certas conversas ou até mesmo reuniões no escritório.

Ao ouvir alguém falar, faça algumas perguntas a si mesmo, como “quem, quando, onde, como ou porque”, para poder discutir o argumento apresentado, aconselha Grande.

3. Aprenda a falar

Uma maneira eficaz de se comunicar bem é saber se expressar corretamente.

E uma dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é simplesmente ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio.

Treine as pronúncias de palavras e certifique-se de que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que deseja argumentar, sem deixar espaço para que te interpretem da maneira errada.

4. Saiba conversar

Preocupe-se com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas.

Para isso, o coach Nivaldo Grande aconselha que o profissional deixe de lado as gírias – a não ser aquelas já aceitas no ambiente – e reserve seu vocabulário técnico para quem possa entendê-lo.

Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, por exemplo, constatou que num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras.

Por isso, tenha postura, entonação e use gestos adequadamente enquanto fala.

5. Tenha opinião

Ao defender uma ideia, não se baseie apenas em “achismos”. Segundo o coach, ao defender uma opinião, garanta que estará falando sobre o que você sabe ou já tem experiência.

Construa argumentos sólidos para transmitir confiança e segurança ao falar sobre determinados assuntos.

6. Pratique a inclusão

Envolva toda a sua equipe nas discussões e reuniões de projetos, estimule boas ideias e encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.

7. Escolha o momento certo

É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: elogie em público, critique em particular.

Procure o melhor momento para emitir um feedback, seja cauteloso, exemplifique seus argumentos com situações que realmente ocorreram, e não se esqueça também de reforçar os aspectos positivos da pessoa.

8. Foco nas reuniões

Ao falar em uma reunião, certifique-se de que este é o momento certo e o tema adequado para questionar sobre determinado assunto.

Em vez de interromper o grupo para dizer algo, peça uma nova reunião apenas sobre aquele assunto ou peça a palavra ao final da reunião.

Grande também alerta para os cuidados com a educação: não atropele a conversa interrompendo um colega, espere que ele termine sua linha de pensamento para, depois expressar sua opinião.

Fonte: Adeline Daniele, de INFO Online