Como fazer uma apresentação que os clientes, colegas de trabalho e outros ouvintes vão falar sobre por muito tempo depois de você terminar
Eu escrevi sobre apresentações muitas vezes, mas eu nunca tinha fornecido os pontos fundamentais que transformam uma apresentação média em uma apresentação campeã. Aqui estão eles:
1. Nunca discurse
Em casa, um discurso é o que acontece quando seus pais te pegam se comportando mal (chato). Na faculdade, um discurso é o que acontece quando você tem um professor chato (muito chato). Nos negócios, um discurso é o que acontece quando um apresentador lê os slides (chato mortal). Nunca force as pessoas a ouvi-lo lendo seus slides.
2. Apele à emoção
A finalidade de uma apresentação de negócios é trazer os membros da audiência de seu atual estado de emoção (geralmente céticos ou desinteressados) para o estado emocional em que eles vão tomar uma decisão favorável (espera-se que eles se animem durante a apresentação e no final estejam pronto para agir). Portanto, estruture sua apresentação como uma jornada através de uma série de emoções, em vez de uma série de fatos.
Exemplo 1:
Temerosos: Chamar a atenção para um problema
Aliviados: Há uma solução para esse problema
Confiantes: Eles acreditam que você e sua empresa são críveis
Convencidos: Eles estão prontos para entrar em ação
Exemplo 2:
Espantados: Chamar a atenção para algo que não sabiam
Curiosos: Eles vêm por que sua ideia é interessante
Inspirados: Eles vêm por que sua ideia é revolucionária
Ativados: Eles estão agora loucamente ansiosos para ser parte dela
3. Conte histórias
Grandes apresentações são sempre uma coleção de histórias. A história pode ser algo tão curto quanto uma explicação de como você chegou a uma estatística particular ou toda uma anedota de negócios de cinco minutos de duração. Se elas forem relevantes e concisas, essas histórias vão criar a resposta emocional que você está procurando.
4 . Use placas de sinalização
Em viagens, no mundo real, placas de sinalização nos guiam para o nosso destino (“São Paulo 10 Km” ), ou dizem-nos quando chegamos ( “Benvindo a São Paulo”). Em apresentações, placas de sinalização são slides que contêm fatos, gráficos ou tabelas que são pontos para onde você quer que seu público vá ou diga-lhe quando chegou.
5. Mantenha simples
As pessoas prestam atenção às histórias que são relevantes, assim, reforce as suas histórias e sinalizações com fatos de fácil compreensão e pertinentes que sejam quantificáveis, verificáveis, memoráveis e, se possível, dramáticos (emocionais). As pessoas também desligam seus cérebros quando confrontados com a complexidade, por isso nunca coloque um slide ou mostre um vídeo que não é imediatamente e facilmente compreensível.
6. Faça ser pessoal
Selecione uma pessoa na plateia e fale diretamente com essa pessoa. Finja que todo mundo está apenas ouvindo o que você está dizendo, como em uma festa. Toda vez que você mudar para outro segmento da apresentação, mude para uma nova pessoa. Isso faz com que cada pessoa do público sinta-se como se você estivesse falando com ele ou ela pessoalmente, mesmo se você “conversou” apenas com algumas pessoas.
7. Use a regra 20/20.
Corte sua apresentação para 20 minutos ou menos e ensaie sua apresentação 20 vezes ou mais.
Fonte: traduzido do livro BUSINESS WITHOUT THE BULLSH*T de Geoffrey James
Leia mais: http://www.inc.com/geoffrey-james/7-secrets-of-remarkable-presentations.html#ixzz32N3MdrXY