Recusas acontecem, nas vendas e na vida. Da próxima vez que isso acontecer com você, use estas quatro dicas para transformar a rejeição em apenas um rebote.
Rejeição é inevitável, especialmente se você trabalha em vendas. Ela sempre tem uma perspectiva para jogá-lo para baixo, mas o melhor é aprender a reagir de forma positiva, mesmo quando a rejeição dói.
Aqui está quatro dicas para ajudar você a sair da rejeição de forma rápida e produtiva.
1. Perceba que não é pessoal.
Independentemente da situação, nunca veja uma rejeição como uma afronta pessoal. Ela quase nunca é. Se o cliente tem dito não a seu discurso de vendas, tenha em mente que muitas vezes isto pode ser convertido para um sim em um momento posterior – contanto que você não leve a recusa pessoalmente e decida-se a continuar. Quando você liga a rejeição a um ataque ao seu valor ou a sua pessoa, o incidente torna-se enraizado em sua psique, impedindo que um resultado positivo futuro aconteça. Em vez disso, olhe para a rejeição como um acaso, não como uma avaliação sobre o seu valor intrínseco.
2. Mantenha uma atitude positiva.
Quando se deparar com a rejeição, volte-se para o lado positivo. As ocorrências negativas são curtos momentos na grande figura da sua carreira. Perceba que em uma semana a partir de agora, você provavelmente não vai ser incomodado pelo incidente – então por que deixá-lo afetar sua atitude hoje? Para ajudar a livrar sua mente de pensamentos negativos, na sequência de uma recusa, escolher uma afirmação positiva que se encaixa a situação e diga em voz alta para si mesmo três vezes, talvez: “Eu sou um vendedor talentoso, e todos os meus clientes gostam de mim.” É incrível o que uma proclamação tão positiva como essa irá fazer por sua atitude. Pode soar um pouco deslocado no início, mas eu aprendi esta técnica de um consultor muito bem pago e posso atestar que ela funciona. E você obtê-la gratuitamente!
3. Tome uma atitude para mudar.
É importante não tomar a rejeição pessoalmente, mas isso não significa que você não pode analisar o que deu errado e aprender com a situação. Talvez você tenha pedido ao cliente um compromisso muito cedo. Talvez você não estivesse bem informado sobre as necessidades do cliente em potencial. Talvez você não tenha conseguido ler sua linguagem corporal. Reveja o que aconteceu para determinar onde você errou e se comprometa a mudar sua abordagem ou posição. Uma vez eu perdi uma grande venda, porque eu fiquei falando sobre o produto após o cliente dizer que compraria. Minha fala adicional trouxe à tona questões que levaram a pontos que adiaram a venda. Com base na revisão do erro e da rejeição que se seguiu, eu aprendi a parar de falar e dizer obrigado, logo que o cliente diga sim. Este é um processo preocupante e, por vezes desconfortável, mas que é necessário, se você quer melhorar para o futuro.
4. Visualize um resultado diferente.
Alguém disse uma vez que você consegue o que você espera, e é a verdade. Os atletas usam a técnica de visualização para melhorar o seu desempenho, e ela funciona na vida cotidiana também. Quando você encontrar uma rejeição, visualize a situação de forma diferente da próxima vez, para orientar a sua mente para o sucesso.
Aqui estão elas: quatro dicas simples para lidar com a rejeição – uma habilidade essencial para levar uma vida mais feliz.
Fonte: inc.com, traduzido de artigo de John Treace, um especialista em recuperação de negócios, com experiência de mais de 30 anos como executivo de vendas na indústria de dispositivos médicos.