Se você quer atrair e reter os melhores talentos, você tem que investir no treinamento e capacitação dos colaboradores.
Todo funcionário pode se beneficiar de um sólido programa de desenvolvimento, seja ele trabalhador assalariado ou eventual. No entanto, isto é facilmente esquecido ou deixado em segundo plano na pressão do dia-a-dia dos negócios. Alguns dias você pode sentir como é difícil “ganhar o dia”, muito mais difícil será criar e gerenciar um plano para o desenvolvimento dos empregados. Mas, como líder de uma empresa, você não pode se dar ao luxo de cortar o desenvolvimento dos empregados de seu orçamento.
Por que você deve insistir e tentar fazer isso acontecer no seu negócio? Aqui estão 5 razões:
1. Ajuda a atrair e manter funcionários ótimos.
A retenção de funcionários é um desafio enorme (e caro) para os empregadores. Assim é o processo de contratação. Ter um sólido programa de capacitação de empregados ajuda em diminuir este fardo.
Quando se trata de atrair e contratar os melhores funcionários, o programa de desenvolvimento do empregado importa. Aqui estão os motivos:
– É um benefício. Capacitação do empregado pode ser visto como um benefício, e isso é algo que pesa na coluna “prós” quando um profissional procura um emprego. Funcionários horistas, especialmente, nem sempre recebem os benefícios que os trabalhadores assalariados em empresas maiores estão acostumados. Proporcionar o desenvolvimento do funcionário, como parte do pacote de contratação dá-lhe uma vantagem competitiva sobre outros empregos e salários semelhantes.
– Ele constrói lealdade. Funcionários leais não são propensos a pedir demissão. Essa é a idéia essencial da retenção de funcionários. Sabendo que um empregador está disposto a fornecer treinamento e desenvolvimento faz com que um empregado se sinta importante e os torna fiéis.
– Ele melhora sua reputação. Ter uma reputação como um bom empregador – alguém que se importa o suficiente para oferecer treinamento – é bom tanto para a contratação de novos funcionários, bem como a forma como os clientes vêem você. Comenta-se sobre quem é bom para se trabalhar, o que pode afetar os negócios, bem como o processo de contratação.
– Traz boas pessoas. Ao oferecer treinamento, educação continuada, participação em congressos, ou mesmo algo tão simples como um subsídio para cursos, com o entendimento de que você espera a participação, você vai atrair funcionários que estão olhando para melhorar a si mesmos. Isto é, um empregado que você deseja contratar em primeiro lugar.
2. Ajuda a criar funcionários “promovíveis”.
A contratação de gerentes e outros funcionários de alto nível de dentro da própria empresa é uma boa idéia. Quem mais está mais familiarizado com o seu dia-a-dia e com os seus clientes? Mas nem todo funcionário de longa data está pronto para tais cargos, e promovê-los quando eles não estão leva a problemas.
Um programa de desenvolvimento do empregado adequado irá:
– Criar um pool de trabalhadores capazes.
– Criar trabalhadores prontos para a promoção.
– Ajudar a identificar os pontos fortes e fracos em seus funcionários.
Desenvolvimento de funcionários tanto treina seus empregados atuais para uma possível promoção, bem como mostra quais empregados têm aptidão para tal promoção. Melhor aprender sobre pontos fortes e fracos em treinamento, em vez de em situações reais.
3. Mantém os funcionários engajados no trabalho.
Funcionários entediados são uma receita para o desastre. Eles facilmente irão assumir atitudes negativas, hábitos de trabalho desleixado, e causar danos às relações com outros funcionários e clientes.
O desenvolvimento do empregado é uma maneira que você tem para manter seus funcionários envolvidos no trabalho evitando esse tipo de tédio. A partir da criação de programas de treinamento interessantes, divertidos e desafiadores elimina-se a sensação de um trabalho rotineiro que leva ao temido tédio.
4. Ajuda você a economizar e ganhar dinheiro.
Um bom empregado é como dinheiro no banco.
De que bem treinado, confiante e empenhado empregado nós estamos falado sobre? Eles vão fazer um trabalho melhor para você no longo prazo. Isso vai ajudar a poupar dinheiro, a medida que tornam-se mais eficientes e proficientes. Desenvolvimento do empregado também tem o potencial de aumentar as vendas e produção. Desenvolvimento do empregado não é uma despesa, mas um investimento.
5. Obriga a olhar para o futuro.
Desenvolvimento do empregado é uma coisa contínua, e isso significa que você sempre tem que ter um olho no futuro. Você vai estar se perguntando:
– Que tipo de liderança que preciso?
– O que meus clientes precisam dos meus funcionários?
– Que mudanças na indústria eu poderia esperar?
Desde que seus funcionários são parte integrante de qualquer resposta que você possa encontrar para estas perguntas, o seu treinamento e capacitação estão fortemente envolvidos, também.
Isso é o que o obriga a pensar no futuro, porque os programas de desenvolvimento do empregado não acontecem sem planejamento. O programa de treinamento que desenvolveu no ano passado pode não funcionar no próximo ano. Sua cultura empresarial pode estar mudando de acordo com as necessidades dos clientes e da indústria. Você pode precisar atrair um tipo diferente de empregado e suas ofertas de capacitação precisam mudar para refletir isso.
Um plano de capacitação do empregado que irá funcionar, necessariamente obriga você a considerar o caminho futuro do seu negócio. Isso é uma coisa boa. Significa que você vai estar pensando à frente da curva para o seu negócio.
Fonte: traduzindo de inc.com – artigo de Chad Halvorson