Aqui estão três métodos infalíveis para obter uma reputação ruim no trabalho.
Nos negócios, é fácil perdoar um descuido. Todos nós cometemos erros, e poucos de nós possuem uma capacidade perfeita para completar todos os projetos no prazo e dentro do orçamento.
Você pode ouvir algumas queixas no escritório sobre a apresentação que fez no mês passado, aquela em que você tinha os números de vendas previstos misturados com as despesas, mas a maioria de seus colegas de trabalho vai esquecer tudo isso.
Mas e se você realmente quer estragar tudo? Em alguns casos, você pode criar uma reputação para si mesmo que promova uma vibração negativa no escritório – ou mesmo você pode ganhar um bilhete azul. Pode ser difícil de se recuperar disso. Aqui estão as receitas para o desastre total – uma maneira de criar uma reputação duradoura. Evite-as se puder.
1. Levar o crédito pelo trabalho de outra pessoa
Nada lhe dá a marca de um canalha como tomar crédito por algo que você não merece. Pessoas são demitidas por motivos menores. A melhor maneira de evitar ganhar uma reputação como um ladrão de crédito é analisar cuidadosamente os resultados. Qual o papel que você realmente tem? Você deve levar o crédito somente para parte do trabalho? É suficiente para você deixar todo mundo no escritório saber que você está feliz com o resultado geral? Aqui está o segredo: não se preocupar em tomar o crédito em primeiro lugar. Quando você faz um grande trabalho para a empresa, deixe o trabalho falar por si.
2. Encobrir um grande erro
Eu conheço alguém que foi demitido por uma infração relacionada a um encobrimento. Chamo-o erro “Lance Armstrong” (o ciclista vencerdor que teve seu nome apagado dos registros oficiais). Foi em uma pequena empresa, e a pessoa fez um muito grande engano em um pedido de um cliente, em seguida, tentou escondê-lo, eliminando alguns e-mails, mentindo para todos no escritório, e sumindo com alguns papéis. O que essa pessoa não percebe é que a verdade sempre aparece. Quanto mais você faz para esconder um erro, mais você vai ser desprezado. A alternativa? Mostre o erro imediatamente. Quanto mais cedo você vier dizer a público sobre a perda de um contrato assinado ou sobre desencadear uma briga com um concorrente, mais tempo todo mundo terá em lidar com o problema e tomar ações corretivas. Deixe o erro ficar escondido e você está criando uma bomba-relógio. Quando as pessoas descobrirem, sua reputação sofrerá.
3. Deixar suas tarefas atrasar rotineiramente
Ter um dia ruim e não deu para fazer uma tarefa é uma coisa. Talvez seja um relatório de despesas que você precisava preencher ou um resumo dessa última demonstração de vendas que você deveria enviar para a equipe. OK. Em um ambiente de trabalho, ninguém está realmente esperando que você seja perfeito em completar todas as tarefas no prazo. O problema começa quando você ganha uma reputação de não concluir as tarefas, assim, então você está fazendo todos no escritório ficarem mal. Desacelerar um projeto é um problema para todos e sua reputação provavelmente não vai se recuperar; não realização de tarefas em qualquer projeto vai fazer parecer que você não pode fazer nada. A solução definitiva? Se você não conseguiu realizar algumas tarefas, trabalhe extra para compensar no próximo projeto. Você ficará surpreso como as pessoas vão te perdoar se você começar a terminar o seu trabalho precocemente
Fonte: traduzido de artigo de John Brandon em inc.com