Troca de experiências marca despedida da Comitiva de Moçambique

Os integrantes do projeto, que retornaram ao país natal na sexta-feira, 17 de fevereiro, agora têm um novo grande desafio à frente: replicar as técnicas aprendidas e adaptá-las de acordo com a sua realidade.

Após três semanas de realizações de diversas atividades voltadas para a gestão hospitalar, foi encerrada a temporada de treinamento da Comitiva de Moçambique no Brasil. Os integrantes do projeto, que retornaram ao país natal na sexta-feira, 17 de fevereiro, agora têm um novo grande desafio à frente: replicar as técnicas aprendidas e adaptá-las de acordo com a sua realidade, para assim, proporcionar qualidade na saúde para toda a população de Moçambique.

Para o último encontro desta fase, os gestores moçambicanos estiveram no Cefor São Paulo (Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP), em que foram condecorados com o certificado de conclusão do treinamento e promoveram uma grande troca cultural entre Brasil e Moçambique. O projeto, que é uma iniciativa internacional trilateral envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo-SESSP, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com envolvimento do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar-CQH (projeto de responsabilidade social da Associação Paulista de Medicina-APM) contou com um detalhado planejamento, possibilitando, assim, o seu sucesso.

De acordo com Maria Aparecida Novaes, coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a concretização da primeira etapa do projeto passa uma sensação de dever cumprido, principalmente pelo fato de se constituir em um grande desafio, já que foi a primeira vez que a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo internacionalizou uma ação de capacitação nesta área.

Clique aqui e leia a matéria completa.