A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou nesta semana uma campanha para imunizar 4,5 milhões de pessoas contra a hepatite B.
O público-alvo da campanha são crianças a partir de um ano, adolescentes e jovens até 29 anos de idade. A secretaria quer aproveitar o período de férias escolares e conseguir imunizar, principalmente, quem tem entre 15 e 29 anos. Apesar de a vacina ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde, apenas 67% da população nesta faixa etária tomou a vacina contra hepatite B, segundo dados da secretaria.
A vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem este período para colocar a carteira em dia. Para ficar completamente protegido contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses.
Os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além da população com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B está disponível gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homossexuais, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde, entre outros.
Fonte:- Jornal Folha de São Paulo