Pelo sexto ano consecutivo, o hospital Albert Einsten, de São Paulo, é o primeiro colocado no ranking da AméricaEconomia Intelligence
Cinco hospitais brasileiros estão entre os 20 melhores hospitais da América Latina, segundo o ranking de 2014 feito pela AméricaEconomia Intelligence. O hospital Israelita Albert Einsten (São Paulo) é considerado o melhor da região pela sexta vez consecutiva.
Os outros hospitais brasileiros que aparecem entre os 20 melhores são: Hospital Samaritano (SP – 6º lugar), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP – 12º), Hospital Moinhos de Vento (RS – 17º), Hospital São Vicente de Paulo (RJ – 20º). Há ainda o Hospital Edmundo Vasconcelos (SP) em 22º lugar.
O ranking é feito pela Revista América Economia desde 2009 e leva em consideração dados que analisam a gestão dos hospitais em seis parâmetros: Segurança e Dignidade do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Gestão do Conhecimento, Eficiência e Prestígio.
O que o ranking mede?
Segurança e Dignidade do Paciente (25%)
Trata dos indicadores de processos e dos resultados que permitem minimizar riscos hospitalares e do quesito transparência.
Capital Humano (25%)
Considera-se a análise da equipe médica, da enfermaria e da gestão hospitalar.
Capacidade (20%)
Trata dos indicadores e da quantidade de internações, leitos, especialidades e subespecialidades médicas, exames de laboratório e cirurgias, além de investimentos.
Gestão do Conhecimento (10%)
Indicador que permite medir a capacidade de gerar, obter e difundir a vanguarda do saber médico da instituição.
Eficiência (10%)
Considera as variáveis de eficiência médica, como taxas de ocupação de leitos e salas de cirurgia, eficiência financeira (balanços e demonstrações de resultado) e os mecanismos de gestão da qualidade.
Prestígio (10%)
Considera, por meio de pesquisa, a opinião dos médicos dos hospitais participantes e dos leitores de AméricaEconomía cadastrados no portal web, além de marcos, conquistas e alianças estratégicas alcançadas pelas instituições.
O ranking com os Melhores Hospitais na América Latina cada vez mais ganha novos adeptos. Em 2009, apenas seis das instituições listadas tinham a Joint Commission International (JCI), a mais reconhecida de todas as acreditações nesse ramo. Na análise deste ano, são donos do cobiçado selo 14 das 42 instituições presentes no ranking.
O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, em entrevista exclusiva à AméricaEconomia Brasil, explica o porquê desse sucesso e defende maior aproximação entre as instituições públicas e as privadas.