Programa CQH aborda saúde mental no ambiente de trabalho

A Covid-19 trouxe enormes desafios, com distintas manifestações de sofrimento psíquico, em decorrência dos efeitos da ampla crise sanitária, social, política e econômica. Por conta disso, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – mantido pela Associação Paulista de Medicina – promoveu, na última quinta-feira (9), um webinar com os hospitais participantes para debater o tema e seus efeitos no ambiente de trabalho.

O evento – do Grupo de Benchmarking Pessoas do CQH, que é coordenado por Maria Aparecida Novaes – foi moderado por Cristina Rossi, especialista em Saúde Pública, Saúde da Família e Gestão Pública em Saúde, e teve como palestrantes Rosângela Elias, coordenadora do Programa de Saúde Mental na Secretaria de Estado da Saúde, e Lélio Tocchio, gerente de Gestão de Pessoas do Hospital Santa Catarina.

Iniciando as apresentações, Rosângela Elias trouxe dados da Organização Mundial da Saúde que apontam o Brasil como campeão mundial de casos de transtorno de ansiedade, com 18 milhões de pessoas afetadas. Em segundo lugar estão os transtornos depressivos, com 12 milhões de casos. “Na pandemia, essa situação se agravou. É urgente que a gente discuta a saúde mental. No entanto, o assunto sempre vem acompanhado de muito preconceito. Muitos já pensam em pessoas que tomam medicamentos tarja preta ou desqualificam os transtornos relativamente leves, como depressão ou crise de ansiedade. Como trazer o assunto para o espaço corporativo? Como falar para o chefe que estou com depressão sendo que para a grande maioria da população depressão é fazer corpo mole?”.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Assista o vídeo do webinar.