Professores da FMUSP são homenageados com a Medalha Institucional do Centenário

Indicação destaca pioneirismos e relevantes serviços prestados à medicina e à população do Brasil

A Faculdade de Medicina da USP contemplou sexta-feira, 01/02, às 9h30, professores da Instituição com a Medalha Institucional do Centenário, criada com a finalidade de agraciar as pessoas que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da FMUSP. A solenidade integra os eventos comemorativos dos 100 anos da Faculdade.

A homenagem ao Professor Dario Birolini deve-se à excepcional contribuição à área médica, através de seu pioneirismo na implantação dos serviços de resgate médico e desenvolvimento da área de atendimento ao trauma no país e na criação da Sociedade Brasileira para o Atendimento Integrado do Traumatizado.

A extraordinária contribuição à área médica, através de sua atuação no planejamento e consolidação do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, tornando-o um centro de referência na pesquisa, no diagnóstico e no tratamento de doenças do coração, outorga a Medalha Institucional do Centenário ao Professor Fúlvio José Carlos Pileggi.

O Professor György Miklós Böhm é contemplado pelo seu destacado pioneirismo ao instituir, na Faculdade de Medicina da USP, a primeira disciplina estruturada de Telemedicina do Brasil e o primeiro Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental na América Latina, além de papel fundamental na consolidação da Fundação Faculdade de Medicina.

A excepcional atuação no desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos da Oncologia na Faculdade de Medicina da USP, contribuindo para a estruturação e consolidação do estudo da Oncologia em todo o Brasil confere a homenagem à Professora Maria Mitzi Brentani.

O Professor Silvano Mario Attilio Raia é agraciado pela sua excepcional contribuição à área médica ao realizar o primeiro transplante de fígado com sucesso na América Latina e o primeiro transplante de fígado intervivos do mundo.

A solenidade conta ainda com a presença do Magnífico Reitor da USP, Professor João Grandino Rodas, do Secretário de Estado da Saúde, Professor Giovanni Guido Cerri, da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Professora Linamara Rizzo Battistella, e do Diretor em Exercício da Faculdade de Medicina da USP, Professor José Otávio Costa Auler Junior.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP