Rubens Baptista Júnior, coordenador do MBA Executivo em Gestão em Saúde – organizado pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Escola de Educação Permanente do HC/FMUSP e com o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (Proahsa) –, esteve com a diretoria da APM no dia 19 para fazer um balanço do andamento do curso até agora.
A especialização está em curso desde o início do ano e conta com 22 alunos, sendo 17 médicos e o restante de outras profissões da Saúde. Desde a aula inaugural, conta o coordenador do MBA, quando foi apresentada a organização do sistema de saúde no Brasil, o programa já passou por instrumentos de gestão, liderança, gestão financeira e orçamentária, gestão de dados e marketing, entre outros temas.
“O conteúdo apresentado capacita o aluno a se tornar um gestor, atuando como administrador das organizações hospitalares, se especializando para exercer uma nova função no mercado. Ele também conhece todos os fenômenos envolvidos no processo de administração, o que melhora muito a gestão de seu próprio empreendimento”, avalia Baptista Júnior.
Marly Lopez Alonso Mazzucato, diretora de Economia Médica da APM e aluna do curso, aproveitou para explicar o que mais lhe chamou a atenção no MBA. “É uma especialização interessante, que prende a atenção. Até em razão do formato, com turma reduzida, tornando as aulas mais dinâmicas, com muitos temas atuais e um formato interativo. As pessoas são muito participativas. Este MBA é uma novidade com um resultado eficiente”, afirma.