Hospital Policlin de Taubaté recebe renovação do selo de conformidade

No dia 29 de junho, o Hospital e Maternidade Policlin de Taubaté recebeu a renovação do selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina. A adesão à metodologia do CQH ocorreu em 2009, um ano após o hospital ser inaugurado.

Maria Antônia de Lima, administradora do Hospital Policlin de Taubaté, comenta que foram muitos anos de trabalho e dedicação até acontecer a primeira visita de avaliação, em 2016. “Naquela época, era tudo muito novo para gente, e alguns itens obrigatórios ficaram pendentes no relatório final do CQH. Isso fez com que não conseguíssemos o resultado esperado. Mas, o time não desanimou e tudo isso serviu para ajustar o que precisava melhorar. A nova visita foi realizada em 2018 e, ainda assim, outras adequações foram necessárias. Após três meses, conquistamos o selo de conformidade – muito importante para a instituição”, relembra.

Como a renovação do selo do CQH acontece a cada dois anos, era esperada uma nova visita em 2020, que foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. “Foram quatro anos da primeira visita até aqui, e ficamos apreensivos. Para a nossa surpresa, recebemos a renovação do selo sem nenhum item pendente. Muito gratificante para toda a equipe”, complementa.

Para Maria Antônia, as pessoas precisam sentir que fazem parte do processo para que o resultado venha e tenha continuidade. “Cada dia que passa, a gente aprende mais, até porque leva um tempo fazer a cultura da qualidade girar.”

A administradora também revelou que a rotatividade das pessoas tem sido a maior dificuldade em todo o processo de gestão. “Por isso, é tão fundamental ter tudo muito bem mapeado, com a liderança alinhada e fortalecida. A metodologia do CQH vem contribuindo muito com as melhorias da instituição. Estamos empenhados e trabalhando bastante com indicadores e análises críticas. A próxima visita do CQH está prevista para 2025”, finaliza.

Foto: Divulgação
Fonte: Site APM e Linkedin Grupo Policlin