Hospital de Aeronáutica de Canoas em Busca do Selo de Conformidade do CQH

As vésperas de receber a visita para sua primeira avaliação para obtenção do Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), da Associação Paulista de Medicina, o Hospital de Aeronáutica de Canoas vive dias de grande expectativa.


Isso porque são dezoito meses de trabalho desde que o HACO aderiu voluntariamente ao programa, a partir de uma diretriz desafiadora de seu atual diretor, o Coronel Médico Edison Cássio Aguirre de Souza, de “mudança da cultura organizacional voltada para a melhoria contínua na segurança e eficácia na assistência e na gestão dos processos de trabalho”.

Assinatura do Termo de Adesão ao CQH pelo Diretor do HACO

Este desafio proposto ao efetivo do HACO está alinhado à diretriz da Diretoria de Saúde (DIRSA) da Aeronáutica que tem a Gestão da Qualidade como uma premissa da reestruturação do seu Sistema de Saúde, que, em 2019, passou a adotar o modelo de Atenção Integral à Saúde atuando em rede, com foco na Atenção Primária.

Norteado pelo Modelo de Gestão do Programa CQH, a equipe da Assessoria de Qualidade e Segurança do HACO buscou relacioná-lo ao Modelo de Gestão proposto pelo alto comando da FAB e, como bem frisado pela Major Intendente Alessandra Carvalho Palota, “foi uma grata satisfação e um fator facilitador perceber que ambos comungam em vários aspectos de Governança, Gestão por Processos e Gestão por Resultados”.


Em relação aos processos assistenciais, as equipes dos serviços do HACO se empenharam para as adequações e melhorias no tocante à estrutura, aos processos e ao monitoramento dos indicadores, tendo como referência o manual de avaliação do Programa CQH. A Tenente Enfermeira Liziane Zanini destaca que uma das grandes vantagens da adesão do HACO ao Programa CQH diz respeito ao tema “Conhecimento”, com a revisão e divulgação de novos padrões e normas de trabalho.

Major Marcelo com a Equipe do CQH

De acordo com o Major Dentista Marcelo Gomes Almeida, que lidera a equipe multidisciplinar do HACO na condução ao longo do ciclo para a conquista do selo, declara: “em algum momento, o HACO obterá a certificação, pois se propôs a isso estrategicamente ao atualizar sua Visão de futuro para “Ser reconhecido, no âmbito das Forças Armadas e no meio civil, como uma Organização Militar de excelência em saúde”.


O HACO sabe que a obtenção da certificação não é um desafio fácil e requer atenção a diversos requisitos para a avaliação do CQH. Porém, ao longo do ciclo, inúmeras vitórias foram conquistadas e encorajaram seu efetivo a receber, no próximo dia 17 de agosto de 2022, a equipe de avaliadores do CQH para esta importante etapa do ciclo de conquista do Selo de Conformidade.