Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH

Após 27 anos, médico e administrador deixará a coordenação do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar

No dia 8 de junho, a Associação Paulista de Medicina prestou uma justa homenagem ao médico Haino Burmester, um dos idealizadores do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Após 27 anos de atividades, ele deixa a coordenação do CQH, repassando-a a Milton Massayuki Osaki, presidente da Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde (Sompas).

Para José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, uma profissão é grande e tem valor a partir do valor daqueles que a compõe. “Isso que a confere grandeza. A profissão tem valor pela capacidade de seus membros produzirem. A profissão tem valor a partir da capacidade dos membros se organizarem, pois podem ser brilhantes individualmente, mas juntos têm mais forças. O CQH nos deu esse exemplo, inspirado na figura do caríssimo Haino”, declarou.

Burmester, por sua vez, fez questão de estender o reconhecimento. “Só posso agradecer pela homenagem, que não considero apenas para mim, mas para as mais de cem pessoas – de todas as áreas e profissões – que deram seu tempo e trabalharam voluntariamente no CQH, realizando contribuições cidadãs, como deve ser uma sociedade organizada.”

O personagem do dia também fez questão de agradecer à APM, lugar em que foi criado o Programa CQH, em 1991: “Não poderíamos ter toda essa trajetória sem a aquiescência da Associação, sem este apoio. Temos que agradecer aos médicos que aqui estão e a todas as diretorias da APM que nos deram amparo”.

Nesse sentido, Milton Osaki agradeceu nominalmente os presidentes da APM que estiveram à frente da entidade no período de atividade do CQH, sendo eles: Celso de Campos Guerra, José Knoplich, Eleuses Paiva, Jorge Machado Curi, Florisval Meinão e José Luiz Gomes do Amaral. Também congratulou Burmester: “O Haino foi pioneiro e batalhou muito para chegarmos até aqui. Tenho gratidão por esses 27 anos de sua atuação”.

“Recebemos a notícia da transferência da coordenação para o Milton com sobressalto, porque Haino e CQH estão incorporados. Ocorreu-nos agradecer, portanto, por todo o trabalho feito por nós, pela profissão e pela população assistida. Parabenizo o Haino pelo trabalho e deixo a APM à disposição do Milton, como sempre. É um privilégio termos o Programa CQH aqui. Por isso, deixamos claro à sociedade esse apreço com essa justa homenagem. É um prazer, uma satisfação e um privilégio para a Associação”, finalizou Amaral.

O homenageado

Formado pela Universidade Federal do Paraná, Haino Burmester dedica-se, desde 1976, à gestão de serviços de Saúde como executivo, professor e consultor. Foi superintendente geral do Hospital Sepaco, diretor médico do Hospital Sírio-Libanês, chefe de gabinete da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do PROAHSA/HCFMUSP, entre outros exemplos. Desde 1999, é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.

Consultor da Organização Mundial da Saúde na África e da Organização Pan-Americana da Saúde na Colômbia e em Trinidad e Tobago, também lecionou cursos de gestão e qualidade em Saúde na Colômbia, Angola, Guiné-Bissau, Trinidad e Tobago e Equador e em vários estados brasileiros. Foi coordenador do Comitê Saúde da Fundação Nacional de Qualidade e membro indicado pelo Governo brasileiro para participar do Projeto Brasil-França para a melhoria da gestão hospitalar no Brasil.

CQH

Programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Entre suas ações estão a implantação de um modelo de gestão nas unidades de Saúde, a manutenção de um banco de dados com indicadores de qualidade dos hospitais, a promoção de cursos e treinamentos, a avaliação e certificação dos hospitais e o Prêmio Nacional da Qualidade.

Fotos: Marina Bustos – APM – 11/06/2018