Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece dez organizações em sua 25ª edição
A Fundação Nacional da Qualidade reconheceu dez organizações no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), nas cinco categorias do processo. “Em um cenário de crise econômica, vemos a importância, ainda maior, da busca da gestão para excelência. E as organizações que submeteram ao rígido processo do PNQ nos mostram que investir na gestão é o melhor caminho para superar a crise e ter bons resultados”, afirma o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins.
No ciclo de 2015, a FNQ apresentou as novas formas de reconhecimento: Summa cum laude (organização premiada que manteve o patamar de excelência por três anos consecutivos) e Magna cum laude (empresa que apresenta patamares de excelência de premiada por dois anos consecutivos).
Em 2016, uma organização foi contemplada na categoria Summa cum laude: a Eletrobrás Eletronorte – Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) – Unidade Tucuruí (PA) e duas foram reconhecidas na categoria Magna cum laude: a Brasal Refrigerantes (DF) e a Volvo Caminhões (PR).
Já na categoria Premiada, a FNQ reconheceu a Elektro (SP), a Sabesp Unidade de Negócio Sul (SP) e o Senac RS. Neste ciclo, não houve organizações reconhecidas na categoria Finalista. Quatro organizações receberam o Destaque por Critério: a Cemar (MA), no Critério Clientes; e a Copel Telecom (PR), EDP Bandeirante (SP) e Turbo Brasil (MG), no Critério Processos.
Na 25ª edição do maior reconhecimento à excelência da gestão de empresas sediadas no Brasil, o PNQ, 20 organizações se inscreveram, sendo que 19 efetivaram a candidatura, entre elas, duas organizações sem fins lucrativos, o que demonstra a capacidade do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) de adaptar-se a qualquer porte ou setor.
Das 19 organizações candidatas, sete são da região sudeste, duas da centro-oeste, uma da norte, cinco da Nordeste e quatro da Sul. Entre os setores de atuação, estão contemplados indústria, serviços, defesa nacional, área de energia e saneamento.
Fonte: FNQ