Faculdade de Saúde Pública da USP completa 95 anos

FSP

A Faculdade de Saúde Pública da USP completou 95 anos na semana passada. Sua trajetória nesse período foi marcada por grandes contribuições à saúde pública no Brasil entre as quais podem se destacar a fluoração e cloração da água servida aos lares brasileiros que foram implantadas graças a estudos conduzidos pela FSP/USP.

Da mesma forma a iodatação do sal de cozinha foi implantada no Brasil graças a estudos conduzidos na Faculdade e contribuiu para reduzir grandemente a incidencia de bócio na população brasileita. Só por essas tres iniciativas de políticas públicas se pode avaliar o impacto da FSP na saude do povo brasileiro com a prevenção de doenças e promoção da saúde.

A Faculdade também tem importancia histórica uma vez que a criação da Organização Mundial da Saúde foi sugestão da delegação brasileira na ONU representada pelo Diretor da FSP a epóca, Professor Geraldo de Paula Saouza. Foi baseado nos cursos e pesquisas do Departamento de Saúde Ambiental da FSP que foi criada a CETESB, companhia de controle ambiental de São Paulo.

A FSP tambem tem contribuido muito com a formação de quadros para o SUS que hoje atuam em diferentes partes do território nacional.

Atualmente a FSP tem 461 alunos de graduação e 384 de pós graduação e um corpo docente composto por 89 professores. Alem de seus departamentos acadêmicos, núcleos e centros de pesquisa conta tambem com dois centros de saúde escola: Geraldo de Paula Souza, em São Paulo e o Serviço de Saúde de Araraquara.

Fonte:- Agencia Imprensa Oficial do Estado de São Paulo