Neste mês de dezembro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) promove encontros dos grupos que compõem seus Núcleos de Apoio à Gestão Hospitalar (Nagehs)
No dia 2, o Nageh Enfermagem começou os trabalhos com debate em torno da prevenção de queda de paciente e administração de medicamentos em unidades hospitalares. O evento foi realizado na sede da Associação Paulista de Medicina.
“Embora a discussão seja tratada pelo núcleo de Enfermagem, esse é um tema que envolve todos os profissionais que trabalham no setor de Saúde”, ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Abrampas), Antônio Eduardo Fernandes D’Aguiar, ao abrir o encontro.
Para isso, ele reafirma a necessidade de se buscar a integração entre profissionais, como propõe o modelo de gestão do CQH, em prol de uma assistência integral ao paciente. “Todos deveriam estar devidamente treinados e capacitados com poder de decisão para tomar uma atitude frente à identificação de um risco. Entretanto, ainda há uma segmentação da área, não observando a situação sob a perspectiva do paciente. Por isso, a discussão que levantamos hoje é buscar melhores práticas para se alcançar os melhores resultados.”
A coordenadora do Nageh Enfermagem, Rosemeire Keiko Hangai, reitera que o evento foi pensado justamente para compartilhar boas práticas preventivas com os diversos segmentos da Saúde, além de ampliar a participação de profissionais no grupo.
“Mesmo que tenhamos ações de prevenção, a queda não é intencional. Ou seja, por mais que tentemos criar barreiras para não ter ocorrências, infelizmente, temos. Já na prática da medicação, quando há erro, causamos dor no paciente. Em suma, a nossa ideia é disseminar nossas práticas e trazer mais pessoas para a reunião do Nageh. E quando vemos hospitais com bons indicadores, também convidamos os representantes para se unirem ao nosso núcleo”, declarou Rosemeire.
Os temas abordados ao longo do evento foram “Como prevenir a queda do recém-nascido no centro obstétrico?”, ministrado por Dilma M. T. Pucchini; “Como prevenir a queda do paciente adulto?”, por Suzana M. Bianchini; “Como prevenir a queda do paciente em Pediatria”, por Rutiléia Aparecida Rosa Franco; “Treinamento admissional e sua efetividade no processo de administração de medicamento”, por Diana Lima Villela; e “Como prevenir erros no processo de administração de medicamento seguro?”, por Milena Mayumi Nakamura Fujiwara.