CQH promove webinar sobre o futuro do teletrabalho em Saúde

Na último dia 20 de outubro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), promoveu o webinar “O Futuro do Trabalho, é Remoto?”

A discussão em torno do teletrabalho em Saúde ainda é muito presente nas organizações, e para falar sobre esse tema tão relevante para a atualidade, a coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Grupo de Benchmarking Pessoas do CQH, Maria Aparecida Novaes, mediou o encontro virtual – com o mestre em Gestão e Políticas Públicas, Murilo Lemos, e o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Santa Catarina, Lélio Tocchio.  

Com mais de 20 anos atuando em gestão pública, Lemos agradeceu o convite e, antes de entrar no tema do webinar, falou sobre o sentido do trabalho em nossas vidas e a importância de buscar o autoconhecimento. Essa é uma reflexão necessária, segundo ele, porque nos ajuda a focar naquilo que a gente faz bem naturalmente. “Quando se faz um trabalho bem-feito, é reconhecido e recompensado, e mesmo assim não gosta do que faz, pode começar o sofrimento psíquico. Daí a importância de enxergar o propósito no que se faz”, afirma. E complementou que a pandemia nos alertou para essas questões.

Outro ponto levantado pelo palestrante é que o profissional, muitas vezes, tenta criar uma barreira entre a vida pessoal e profissional e acaba adoecendo. Isso porque dissociar uma atividade da outra é impossível, de acordo com ele, e o que se espera é o equilíbrio. “Quantas vezes um colaborador tem um problema em casa e não consegue disfarçar no trabalho? Porque é isso, estamos tratando com um ser humano e o gestor precisa saber lidar com a situação. As organizações de modo geral precisam ter empatia legítima com seus colaboradores.”

Veja a matéria completa aqui e assista o webinar !!