CQH: Assembleia dos Hospitais fecha o ciclo de debates dos Nagehs 2016

Dos dias 2 a 8 de dezembro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), através dos Núcleos de Apoio à Gestão Hospitalar (Nagehs), realizou uma série de palestras para ampliar a debate sobre o aprimoramento contínuo da gestão das organizações hospitalares. Os encontros realizados na Associação Paulista de Medicina se encerraram no dia 9, com a Assembleia dos Hospitais.

Na ocasião, houve o lançamento do Nageh Indicadores Clínicos, para que os médicos sejam estimulados a utilizarem os indicadores de benchmarking de Saúde (que visa agregar valores à prática de gestão). O grupo será coordenado pela clínica geral Samanta Gaertner Mariani.

Relacionado a esse tema, houve palestras sobre o “Papel do diretor técnico e clínico na aderência do Corpo Clínico aos protocolos institucionais”, ministrada por Antônio Eduardo Antonietto (Hospital Sírio-Libânes); as “Dificuldades encontradas na implantação de protocolos clínicos a nível operacional”, por Leonardo Brauer (Imed Group); a “Equipe multiprofissional e a responsabilidade em fazer dar certo”, por Priscila Rosseto de Toledo (Hospital Samaritano); e, por fim, “Indicadores Clínicos”, por Samanta Gaertner Mariani.

Nagehs

Durante os cinco dias de trabalho, houve troca de experiências entre os Nagehs Enfermagem, Clientes, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Iras), Gestão de Pessoas e Hotelaria. “Tivemos aqui por volta de 400 pessoas que participaram nestas manhãs todas, discutindo os aspectos específicos de cada núcleo, e os convidados às palestras complementaram os debates”, ressaltou o 1º vice-presidente da Abrampas e um dos criadores do CQH, Haino Burmester.

De acordo com Burmester, as atividades continuarão no próximo ano e haverá webtransmissão. “Talvez com isso sugerimos uma nova forma de se fazer esses encontros, em que as pessoas possam compartilhar os conhecimentos [a distância]”, reitera.

“A ideia desses eventos surgiu no dia 5 de janeiro, quando recebi uma ligação do Dr. Haino com a missão de desenvolver um Congresso. Durante todo o ano de 2016, trabalhamos intensamente para que acontecesse. E tivemos sucesso com o resultado obtido, como proposta de ir além das reuniões trimestrais dos núcleos para avaliar indicadores, pois vários temas foram colocados para nós. Agora, vamos aprimorar essas experiências”, comemora a coordenadora geral dos Nagehs, Andrea Nascimento