Como as Normas ISO (International Organization for Standardization), principalmente as de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e do Meio Ambiente (ISO 14001) se relacionam com o Modelo de Excelência em Gestão® – MEG da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
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As normas de sistemas de gestão, tal como proposto pela ISO, são normas certificáveis, contemplando um conjunto de requisitos, alicerçados em Princípios de Gestão, validados e aceitos pela comunidade normativa internacional. Já o MEG é composto por um conjunto de processos, alicerçados nos Fundamentos da Gestão para a Excelência, desenvolvido e constantemente atualizado pela FNQ. Boa parte dos Fundamentos da Gestão para Excelência guarda forte correlação com os Princípios de Gestão, a exceção do Fundamento “geração de valor”, que é específico do MEG.
Outra similaridade refere-se ao conceito de aprendizado, que no MEG está alicerçado no ciclo do PDCL (plan, do, check, learn), e sugere que os Fundamentos se relacionam de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. Já os sistemas de gestão certificáveis estão estruturados tendo por referência o ciclo PDCA (plan, do, check, act), voltados para a melhoria contínua.
Adicionalmente, ambos possuem foco: no comprometimento da liderança, na definição de diretrizes, no atendimento às partes interessadas, na análise de riscos, na definição de responsabilidades e competências necessárias, no atendimento legal, no desenvolvimento de produtos e processos, na análise de desempenho e promoção de melhorias, entre outros. O que muda é a abrangência, a abordagem dos sistemas de gestão é limitada ao escopo do sistema, enquanto o MEG foca em toda a organização.
Assim, muitos dos requisitos normativos estão contidos nos processos do MEG, o que nos permite afirmar que o MEG atua como um grande integrador dos diferentes sistemas de gestão. Para uma organização que já tem as certificações, o MEG passa a ser uma evolução natural rumo a excelência da gestão, proporcionando uma visão integrada de todas as práticas organizacionais, alinhadas às estratégias, resultados esperados e necessidades das partes interessadas.
Por Silvana Hoffmann