Pacientes serão assistidos por equipe médica completa e não precisarão ir tantas vezes ao hospital
Em um único dia e local, o paciente receberá assistência da equipe para a avaliação pré-operatória, além de material educativo com informações e orientações de como proceder no dia da internação e cirurgia.
Com seis consultórios, duas salas de enfermagem e uma sala para discussão de casos, o local terá capacidade para 135 atendimentos diários, representando uma alta de 40% no total realizado até agora. O centro reunirá atendimento do clínico geral, anestesiologista, cardiologista, geriatra, nefrologista, pneumologista, pediatra e enfermagem.
A inovação permitirá maior rapidez na discussão de casos, na definição de fatores que podem aumentar o risco e no planejamento de estratégias para atenuá-los ou evitá-los, o que possibilitará um atendimento mais eficiente.
Com base nessas informações, o cirurgião decidirá, em conjunto com o paciente e familiar, se a relação risco/benefício é favorável à intervenção.
Para o paciente, a iniciativa representará maior conforto e comodidade. Ele não precisará mais ir ao hospital por diversas vezes para avaliações complementares. Em um único dia e local, será assistido pela equipe para a avaliação pré-operatória. Também receberá material educativo com informações e orientações de como proceder no dia da internação e cirurgia.
Por outro lado, o hospital ganhará com a otimização de leitos. A centralização evitará que pacientes com comorbidades sejam internados apenas para avaliações pré-operatória, ocupando leitos que poderiam ser dedicados a outros pacientes.
Centro de Avaliação Perioperatória
Funcionamento a partir de 3/4
Prédio dos Ambulatórios, das 7h às 18h
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – São Paulo – SP
Fonte: Comunicação HCFMUSP