Hoje, 17 de dezembro comemora-se o centenário da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O evento será marcado por um ano de homenagens à primeira Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo, criada através de um acordo entre o Governo do Estado e a Fundação Rockfeller em 1912.
A Faculdade usa até hoje o modelo de ensino médico baseado na existência de hospitais universitários, vinculados às escolas médicas, onde são realizadas as aulas práticas associadas a atividades de pesquisa e assistência.
A FMUSP foi a primeira Faculdade a realizar um transplante de rim na América Latina (1965); o nascimento do primeiro bebê de proveta em hospital público do país (1991); e a realização de um transplante cardíaco no mais jovem paciente do país, um bebê de 20 dias (1995).
O início do evento será a partir das 18h30, com apresentação de concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP e inauguração da nova iluminação do prédio. Sob a regência do maestro João Carlos Martins, a orquestra apresentará repertório formado por obras de Johann Sebastian Bach, Luigi Boccherini, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Dave Brubeck, Mateus Araújo e Ennio Morriconne.
Fonte: FMUSP