5 dicas para incentivar a inovação entre os colaboradores

Liderança, estratégia e processos são fatores fundamentais para a criação de uma cultura de inovação

Nunca se falou tanto sobre a importância da inovação nas empresas como nos últimos tempos. Elas buscam encontrar soluções que, necessariamente, não significam “reinventar a roda” ou ter uma ideia mirabolante que valha milhões. Na verdade, a inovação está na quebra de padrões e no encontro de novas maneiras de fazer algo que é feito há muito tempo, porém, sempre do mesmo jeito.

Neste processo, dois pontos são fundamentais: as lideranças devem incentivar os colaboradores a inovarem e a solução ou a antecipação de problemas deve ser preocupação de toda a organização.

“O líder tem de procurar dar o máximo de espaço para que o funcionário fale sem reservas e exercer um papel apenas de condutor em muitas situações, como por exemplo, em um brainstorm”, explica Luiz Malta, coordenador de projetos da Fundação Nacional da Qualidade. “A liberdade de criação é papel fundamental em um processo de inovação”, completa.

Confira, abaixo, cinco dicas para a liderança incentivar a inovação na equipe:

Ter um processo de inovação definido na empresa
Reuniões periódicas, regras pré-estabelecidas e processos de indicadores devem fazer parte da cultura da empresa, considerando, também, a inovação. Os colaboradores precisam de um canal aberto junto à direção para que tudo possa ser desenvolvido de forma constante e organizada.

Manter um processo de inovação ativo, mesmo quando os resultados não aparecerem
Inovação é a busca de algo novo e as ideias e conceitos maturam com o tempo, mas não necessariamente dentro do período entre uma reunião e outra. A mensuração tem papel fundamental dentro do processo, mas, para que o resultado apareça, é preciso tempo e paciência.

Incentivar a discussão entre todos, sem hierarquia
É importante dar espaço para que todos falem e possam expor suas ideias, sem o conceito de “chefe e subordinado”. Na hora da discussão, todos têm de estar abertos às ideias sem que haja subordinação hierárquica. Desta forma, a tendência é que seja mais fácil o surgimento de ideias.

Nunca punir um funcionário por uma ideia que não tenha dado certo
A inovação é um trabalho em grupo. Se a ideia do colaborador não der certo, não se deve punir, pelo contrário. Ele é a sua fonte de inovação, agradeça a dedicação e trabalhe para que novos insights apareçam.

Premiar os colaboradores e suas ideias
Premie o seu colaborador caso a ideia seja acatada e praticada pela organização. A premiação não precisa ser, necessariamente, em dinheiro e não existe uma regra específica para tal.

Fonte: FNQ