Qual é o sinal indicador de um bom líder? Ele sabe como se comunicar no trabalho. As pessoas seguem o que ele diz (e o que ele faz), ouvem as suas instruções e respeitam a sua sabedoria. Ele diz a coisa certa. Mas e o péssimo líder? Ele usa palavras como as listadas a seguir que destroem a confiança, paralisam projetos e desencorajam a todos.
1. Talvez
Como um raio ilumina a escuridão, a palavra “talvez” mostra um estilo de liderança instável. Quando os funcionários pedem uma folga, um mau líder diz que talvez. Quando o diretor de vendas pede ajuda com um novo projeto, um mau líder diz que talvez. Líderes confiantes raramente usam a palavra.
2. Aliás
Os líderes ruins tendem a dizer “aliás” com um sorriso. Aqueles que usam mal a palavra, não a utilizam como um mero aparte. Utilizam mais como uma opção para jogar um assunto para baixo. Aliás, eu comecei esta empresa e eu estou no comando. Aliás, você é um idiota e eu sou o único inteligente.
3. Provavelmente
A palavra “provavelmente” pertence ao mundo dos negócios? Não pertence realmente. Bons líderes sabem que têm de encontrar os dados corretos em primeiro lugar – não há provavelmente. Há uma porcentagem específica. Quando um líder diz que provavelmente terá melhor suporte técnico para o produto ou provavelmente vamos bater nossos números de vendas, é uma bandeira vermelha. Ele realmente não sabe a resposta.
4. Infelizmente
Eu escrevi antes como este é um termo de desprezo em e-mails. Os líderes ruins também tendem a usar a palavra quando falam com você. Desculpe Bob, mas – infelizmente – a empresa não pode pagar as despesas de sua viagem de negócios. É uma forma de controle e opressão.
5. Correção
Um mau líder toma medidas corretivas. Eu tenho que ser corretivo sobre isso, dizem eles. O que isso significa? É um chavão – o chefe está corrigindo comportamento. Mas ser corretivo não é uma abordagem de liderança boa. Redirecionar pessoas e orientando-os, incentivando uma abordagem diferente, isso é um sinal de uma boa liderança. No momento em que o chefe precisa ser corretivo sobre algo, geralmente é tarde demais.
6. Culpa
A palavra “culpa” está no vocabulário dos péssimos líderes. Eles dizem coisas como, eu não quero culpá-lo por estragar um projeto. Ou, eu preciso de alguém para aceitar a culpa por nossas perdas financeiras. Grandes líderes não falam sobre culpa no local de trabalho. Eles acham o que não está funcionando e arrumam. Ou eles aceitam a responsabilidade.
7. Geralmente
No sentido de forma decisiva é importante porque constrói confiança. Quando um líder pobre diz “geralmente” revela uma questão de confiança – ele não têm toda a informação. Ele pode dizer que um novo sistema geralmente trava ou clientes geralmente não pode encontrar estacionamento em uma loja de varejo. Espere, se você realmente quer dizer geralmente, é melhor descobrir todas as respostas: quantas vezes, o que está causando o problema, quais são as variáveis exatas.
8. Lamentavelmente
A palavra “lamentavelmente” é um termo de desprezo que os líderes pobres usam para, assim, demitir pessoas. Eles dizem que, lamentavelmente, eu tenho que cancelar seu projeto, ou lamentavelmente eu não posso ir a seu almoço de negócios. A palavra faz parecer que o líder tem uma prioridade maior e, lamentavelmente, você não tem classificação elevada o suficiente na escala.
9. Às vezes
O problema com a palavra “às vezes” é que ele implica uma falta de pesquisa e conhecimento. Se o fundador de uma empresa diz que as pessoas, às vezes, fazem download de um novo aplicativo em telefones Android, ou novos clientes, às vezes, tentar chamar um velho número 0-800, todo mundo começa a querer saber o que realmente está acontecendo. Pobres líderes lidam com caprichos e meias-verdades. Os grandes líderes têm a resposta ou sabe como encontrá-la.
10. Não
Há momentos em que os grandes líderes têm de dizer “não”. Não é apenas possível acordar com cada rubrica orçamentaria ou com cada idéia. No entanto, se você sempre disser não a tudo, você se torna conhecido como o “homem do não”. Sua negatividade se espalha por toda a empresa. Descubra como dizer sim mais frequentemente. Ou pelo menos como priorizar as coisas de forma mais eficaz.
Fonte: traduzido de artigo de JOHN BRANDON em inc.com