Como aderir

Benefícios

Participar do Programa CQH é ampliar horizontes de conhecimento na área da saúde, valorizar a convivência com outros profissionais, ter uma visão sistêmica do hospital onde trabalha e principalmente a humildade para buscar a melhor assistência possível ao paciente, enobrecendo a relação médico-paciente.

A formação e qualificação de recursos humanos permanece sendo um dos objetivos mais importantes do Programa CQH, sempre vinculado ao aprimoramento dos gestores da saúde.

Em nossa visão, um outro ponto importante do CQH como modelo de avaliação externa é a característica de voluntariado, tanto do avaliador, como das instituições integrantes.

O modelo de gestão e o selo de conformidade, implantados pelo Programa CQH, em resumo, dão conta de que determinada instituição está empenhada em melhorar aspectos como segurança para os pacientes e profissionais; qualidade da assistência; promoção do trabalho em equipe; melhoria do clima organizacional, entre outros quesitos.

Como o Hospital pode aderir ao Programa CQH?

Após iniciativa voluntária do hospital em participar do Programa CQH a adesão se efetiva com a assinatura do Termo de Adesão e o preenchimento do Cadastro Médico Hospitalar que devem ser encaminhados ao CQH.

Para formalizar a adesão do hospital no Programa CQH, o hospital recebe então o número de matrícula no Programa CQH através da Carta de Comunicação de Adesão. Este número é de conhecimento exclusivo do CQH e do hospital, de forma a preservar a identidade deste.

Recebe também os formulários para Solicitação de Senha para Acesso ao CQH e Contribuição do Fundo de Apoio que também devem ser preenchidos e devolvidos ao CQH, bem como a relação dos indicadores e o Roteiro de Avaliação.

Os documentos preenchidos e assinados podem ser digitalizados e enviados por e-mail para cqh@apm.org.br

Depois de receber os documentos o CQH encaminha ao hospital a senha de acesso ao Sistema CQH para iniciar a implantação do Programa CQH e um procedimento de como realizar a inclusão desses indicadores no Sistema CQH.

Para que o hospital mantenha ativa sua permanência no Programa CQH, deve:

  • Ter realizado a autoavaliação utilizando roteiro de avaliação atualizado do Programa CQH.
  • Preencher os indicadores no Sistema CQH.
  • Estabelecer uma Comissão Interna da Qualidade, que deve ser composta por 1 (um) médico do Corpo Clínico, 1 (um) Administrador, 1 (um) Enfermeiro, garantir a participação dos integrantes no Curso de Formação de Avaliador do CQH e disponibilizar esses profissionais para realizar até 2 (duas) visitas por ano.
  • Participar da Assembleia de Hospitais Participantes.
  • Realizar a contribuição para o Fundo de Apoio.

Palestra de Sensibilização

A partir da solicitação dos hospitais, os membros da Governança do Programa CQH podem apresentar a metodologia do Programa CQH para os membros do hospital através de palestras de sensibilização.

São apresentados os princípios do Programa CQH, sua metodologia, o modelo de excelência em gestão de saúde e sua missão de promover a melhoria contínua na gestão hospitalar em benefício do paciente.

Para mais informações sobre adesão ao Programa CQH, entre em contato com a secretaria.