Como você pode trabalhar bem quando você está cercado pelo caos da disfunção? Aqui estão sete dicas que podem ajudá-lo a lidar com um ambiente ruim, como um profissional, mesmo na mais louca das situações.
Passamos tanto de nossas vidas no trabalho. O ambiente correto pode fazer até mesmo um trabalho tedioso andar para frente, mas há muitos locais de trabalho que sofrem de algum grau de disfunção. Saber gerir a disfunção no local de trabalho com graça é uma daquelas habilidades inestimáveis que você não aprende na escola.
Aqui estão sete pensamentos que podem ajudar:
1. Mantenha-se focado.
Eleve-se acima de tudo mantenha o foco em seu trabalho e seu desempenho. Aja como você faria se você fosse o chefe. Não se preocupe com o que os outros fazem; se concentrar em fazer o seu próprio trabalho e faze-lo bem.
2. Mantenha distância.
Não participe! Uma das melhores coisas que você pode fazer é manter-se fora dos jogos de outros, porque a participação – mesmo como um adversário – faz os comportamentos disfuncionais prosperarem. Se você se distancia, você não será parte do problema.
3. Procure aliados
Combater o isolamento, encontrando alguns aliados que ressoam com você e crie um círculo interno unido. Juntos, vocês podem se manter e perceber a realidade. Certifique-se de que todas as pessoas dentro de seu círculo permanecem neutras e acima do drama.
4. Não preste atenção
Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer, mas quanto mais você puder neutralizar a negatividade e loucura, o mais saudável que você pode manter-se. Há uma porta que você pode fechar? Você pode mudar sua mesa em direção a uma parede? São os fones de ouvido uma opção? É possível trabalhar em casa um ou dois dias por semana?
5. Procure gatilhos.
A melhor maneira de armar-se contra problemas é estar preparado antes que eles surjam. Portanto, procure gatilhos que desencadeiam o comportamento disfuncional. A compreensão dos gatilhos pode ajudá-lo a evitá-los.
6. Seja um exemplo.
Faça tudo que puder para manter-se à parte, em outro nível. Defina padrões elevados para si mesmo e fazer tudo o que puder para segui-los todos os dias. Seja um exemplo de caráter e mostre aos outros como se faz.
7. Vá embora.
Quando tudo estiver dito e feito, se você já tentou de tudo para virar a maré e isolar-se da disfunção, talvez seja a hora de sair. As pessoas mais talentosas, criativas e eficazes não ficam em um ambiente ruim mais do que o necessário; eles navegam para locais de trabalho onde possam se sobressair e não apenas suportar.
Lembre-se, há algo valioso a ser aprendido, mesmo no pior local de trabalho. Se você tiver que passar algum tempo em um ambiente disfuncional, trate o momento como uma oportunidade de crescimento pessoal e disciplina até que a disfunção apareça apenas no seu espelho retrovisor.
Fonte: Traduzido de artigo de Lolly Daskal, em inc.com – 16/02/2015