Orientações poderão ser modificadas à medida que novos dados forem publicados.
Para apoiar os serviços de saúde no cuidado à saúde das mulheres no contexto da pandemia da COVID-19, o Ministério da Saúde desenvolveu uma série de notas técnicas voltadas a gestores e profissionais de saúde com orientações para a assistência à saúde dessa população.
Nesse cenário, a pasta sugere que sejam mantidas intensa vigilância e medidas de precaução em relação às mulheres, em especial às gestantes e puérperas pelos potenciais riscos a que estão expostas neste momento.
Por meio da Nota Técnica nº 7, o MS traz orientações a serem adotadas na atenção à saúde das gestantes no contexto da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), inclusive com recomendações às gestantes que são profissionais de saúde.
Na Nota Técnica nº 9, os serviços são orientados a realizarem triagem em toda parturiente e seu acompanhante para casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 antes da sua admissão no serviço obstétrico, como também são apresentadas as situações e condições necessárias para permissão da participação do acompanhante. O documento informa, ainda, que todas as visitas devem ser temporariamente suspensas, visando à proteção de todos.
Com relação aos atendimentos ambulatoriais rotineiros durante o período de risco de transmissibilidade da COVID-19, a Nota Técnica nº 10 orienta que, a depender de critérios de logística local, os serviços de saúde devem oferecer triagem diferenciada para pacientes com sintomas ou sinais sugestivos da doença, com manejo conforme sintomas e sinais de gravidade, além de recomendar isolamento domiciliar por 14 dias aos pacientes com quadros leves da infecção e seus contatos domiciliares. Nesses casos, quando possível, é recomendado o reagendamento de consultas para período posterior ao isolamento domiciliar.
Para melhor compreensão acerca dos riscos às gestantes e puérperas diante da pandemia da COVID-19, a Nota Técnica nº 12 apresenta aos gestores e profissionais de saúde as evidências disponíveis, sugerindo, assim, medidas protetivas.
Já a Nota Técnica nº13 apresenta recomendações aos profissionais de saúde acerca da atenção puerperal, alta segura e contracepção durante a pandemia.
Os documentos foram produzidos com base em evidências científicas disponíveis, com orientações que poderão ser modificadas à medida que novos dados forem publicados.
Confira as produções do Ministério da Saúde dedicadas à atenção das mulheres no contexto da pandemia da COVID-19:
NOTA TÉCNICA Nº 7/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
NOTA TÉCNICA Nº 9/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
NOTA TÉCNICA Nº 10/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
NOTA TÉCNICA Nº 12/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
NOTA TÉCNICA Nº 13/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS