Em meio à crise do setor de saúde suplementar e os crescentes custos operacionais para manter clínicas e consultórios médicos funcionando, uma boa gestão torna-se fundamental. Porém, ao longo da graduação médica, nem sempre os profissionais aprendem a organizar seus empreendimentos. Pensando nisso, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza mais uma edição do Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos.
Os tópicos abordados são aqueles que não se aprendem na faculdade, como marketing, gestão de pessoas, negociação de convênio e questões jurídico-financeiras. “São problemas enfrentados no dia a dia. Não é um programa que fica parado, pois constantemente atualizamos com os temas mais relevantes para o profissional”, explica dr. Marcelo Marinho Aidar, administrador, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do curso.
Médicos que têm clínica ou consultório e até mesmo pessoas contratadas para a gestão desses empreendimentos são o principal público das aulas. A discussão de teorias, conceitos e casos práticos nos dez módulos do programa é marca registrada.
“O diferencial, tanto da minha aula quanto das outras, é esse debate. Damos o embasamento teórico, mas sempre trazendo para a prática rotineira”, afirma dr. Eduardo D’Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS) e palestrante do curso. “Dependemos muito dessa interação com os alunos”, complementa.
Para o dr. Jamal Azzam, médico mestre em Gestão para Competitividade pela FGV e coordenador do projeto, o intuito é proporcionar ferramentas e treinamentos em negociação a serem incorporados nos relacionamentos com operadoras de planos de saúde e cooperativas. “Queremos abrir as portas para o desenvolvimento na gestão do consultório, da clínica e até da própria carreira profissional. Hoje, a excelência na prática médica já não é mais suficiente para o sucesso”, destaca.
Em todas as aulas, tanto o professor Jamal quanto o professor Marcelo Aidar estarão presentes compartilhando suas experiências de triunfo e fracasso. Além deles, profissionais da área jurídica e financeira também contribuem com dicas mais específicas.
O dr. Alexandre Motonaga, por exemplo, é advogado e trabalha com questões societárias, tributárias e relacionadas ao sistema trabalhista. Já o dr. Marcio F. Gabrielli, sócio da Artesanal Investimentos e professor da aula de Análise Financeira, destaca a importância de fazer as contas do negócio antes de qualquer tomada de decisão.
Vitor Martos Suarez, pós-graduado em Administração de Instituições Financeiras pela FGV, com vasta experiência no relacionamento com clientes da área da saúde, busca levar a linguagem dos sistemas monetários de forma diferente. “Como eu já estive do outro lado, quero mostrar como as instituições financeiras veem os profissionais dessa área. Eu estreito e facilito essa comunicação”, explica.
A ideia do curso, único no mercado, é estimular a sustentabilidade do negócio, atendendo as necessidades da classe médica.
Realização: Associação Paulista de Medicina (APM)
Datas: aos sábados, de 09/05/2020 a 06/06/2020, das 8 às 17h
Local: Sede da APM – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo
Mais informações e inscrições: clique aqui