Enkyo lança pedra fundamental do projeto de expansão do Hospital Nipo Brasileiro em 2020

Em movimentada solenidade que contou com a participação de autoridades dos setores político, econômico, empresariais, membros da Diretoria e do Conselho de Administração , Superintendências , representantes da imprensa e colaboradores, a Beneficência Nipo- Brasileira de São Paulo (Enkyo) lançou no último dia 11 de dezembro de 2019, a pedra fundamental do Projeto de Expansão das estruturas operacionais e de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro(HNB).

Dentre as autoridades oficiais especialmente convidadas, participaram dessa solenidade , o Exmo. Sr. Embaixador do Japão no Brasil, Sr.Akira Yamada; e o Sr. Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo; e o Sr. Hiroshi Sato, Representante Chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além dos Senhores Toshifumi Murata, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (BUNKYO); . Yasuo Yamada, Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; dos vereadores Aurélio Nomura, Masataka Ota, George Hato e Rodrigo H.Goulart, , além de diversos representantes da grande comunidade Nikkei do Perú.

Como representantes da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO) e da Comissão Administrativa do Hospital Nipo-Brasileiro, também estiveram presentes os Senhores Akeo Uehara Yogui, Diretor-Presidente; Seichisti Saita, 1º Diretor Vice-Presidente; Kenji Inoue, 2º Diretor-Vice-Presidente; Akinori Sonoda, 3º Diretor Vice Presidente; Jun Suzaki, 4º Diretor Vice-Presidente; Sérgio Ocimoto Oda, 1º Diretor-Tesoureiro; Yoshiharu Kikuchi, Conselheiro Honorário; Marcelino Maezono, Subsecretário Geral; além de diversos representantes da
grande comunidade Nikkei do Perú.

O corpo diretor do Hospital Nipo-Brasileiro contou a presença do Dr. Walter Amauchi, Superintendente Geral; Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente Técnico; Dr. Carlos Alberto Kendy Kumagai, Superintendente Clínico; Marcos Takano, Superintendente Administrativo- Financeiro; Gilmara Nogueira Távora, Superintendente de Enfermagem; Carlos Bestwina, Superintendente de T.I; e os Gerentes-Médicos, Dr. Antonio Lucas e Dr. Rodrigo Borsari.

SOLENIDADE

Abrindo a solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova unidade, que teve como mestre de cerimônia Jun Suzaki, 4º Vice-Presidente da Enkyo, a Gerente de Hotelaria Enfª Cláudia Rodrigues Santos, falou em nome dos colaboradores, destacando o respeito e o equilíbrio como marca do atendimento humanizado oferecido historicamente pelo Hospital Nipo-Brasileiro e o alto nível de comprometimento de todos no esforço de superação de
desafios presentes e futuros.

Na sequência, falando em nome de todo o corpo clínico, Dr. Mauro Sakyama, destacou a condição do Hospital Nipo-Brasileiro como um corpo vivo, dinâmico e totalmente integrado que, com eficácia eficiência, prioriza seus objetivos na busca e conquista de uma maior fidelização, segurança e conforto de seus pacientes: “Assim como uma andorinha só não faz o verão, o corpo de colaboradores opera em perfeita sinergia e sintonia com esses objetivos que consagram cada vez mais a qualidade dos serviços e do atendimento que constituem hoje, sem dúvida alguma, o grande diferencial do Hospital Nipo-Brasileiro”, enfatizou ele.

Fazendo uma retrospectiva histórica da fundação do Hospital Nipo-Brasileiro, o Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, destacou os fortes laços culturais e de origem que marcam as relações entre o Brasil e o Japão, desde a vinda pioneira dos 781 imigrantes japoneses a bordo do emblemático navio Kasato Marú, em 18 de junho de 1908, até os dias atuais.

Segundo ele, o projeto de construção do Hospital Nipo-Brasileiro somente tornou-se realidade, graças à união de esforços da comunidade Nikkei brasileira e, principalmente, ao apoio material e financeiro das entidades de fomento do governo japonês no Brasil, em especial, a JICA.

Na sequência, Dr. Walter Amauchi apresentou sob a forma de um time line, toda evolução estrutural e operacional do Hospital Nipo-Brasileiro, que completou 30 anos de atividades em 2018, até o momento atual, quando então ele apresentou a maquete do projeto da nova torre a ser erguida até 2022.

Concebido como um novo prédio de seis (6) andares a ser concluído em 2022 no terreno anexo à atual estrutura, à Rua Soldado João Pereira da Silva, Parque Novo Mundo, São Paulo- SP, essa nova unidade física praticamente aumentará em cerca de 50% a capacidade de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro, que passará a oferecer um total de 344 leitos operacionais.

Atualmente, segundo Dr. Walter Amauchi, o Hospital Nipo-Brasileiro oferece a seus clientes e usuários 243 leitos divididos em apartamentos e enfermarias; 2 UTI’s Geral, 1 UTI Neonatal e 1 UTI Coronariana; 1 Centro Cirúrgico com 9 salas dotadas com os mais modernos equipamentos e sistemas de gestão e controle operacional; 1 Centro de Trauma; 1 Centro da Mulher, dotado de mamógrafo digital; 1 Centro de Cuidados em AVC; 1 Núcleo de Saúde Integrativa; 55 consultórios ambulatoriais; 18 consultórios de Pronto Atendimento; Serviços Médico-hospitalares em mais de 30 especialidades; 23 leitos de UTI, 10 leitos de UCO; 17 leitos para neonatologia; e, em especial, um complexo de serviços de Maternidade, Pediatria e Berçário, considerados hoje uma referência nacional entro do Programa Parto Adequado implantado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular o parto natural.

E finalizando, Dr. Walter Amauchi destacou a importância do intercâmbio permanente do Hospital Nipo-Brasileiro com hospitais e universidades japonesas que, inclusive, tem possibilitado a vinda de grandes especialistas japoneses nas diversas especialidades médicas como, por exemplo, na área de endoscopia avançada. Da mesma forma, destacou as conquistas em relação aos selos e certificações de qualidade tanto em nível nacional (ONA) quanto internacional (QMENTUM), bem como, a diferenciada presença da entidade no ranking da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados,

EXPANSÃO

Atendendo o roteiro do cerimonial, o Diretor-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO), entidade mantenedora do Hospital Nipo-Brasileiro, o Sr. Akeo Uehara Yogui, expressou os sinceros agradecimentos à presença de todas as autoridades presentes na solenidade, em especial, do Exmo. Sr. Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi.

Classificando o Projeto de Expansão do Hospital Nipo-Brasileiro como absolutamente necessário para atender a crescente demanda por serviços de saúde junto a toda comunidade Nikkei de São Paulo, confirmou a previsão de conclusão das obras previstas para 2022.

Citando a crescente verticalização dos serviços de saúde em todo País, Akeo Uehara Yogui destacou a necessidade de contínuos investimentos no processo de modernização do Hospital Nipo-Brasileiro, como um desafio permanente para atender com tecnologia, segurança e qualidade, a saúde dos pacientes.

Cumprimentando a Enkyo pela importante e decisiva iniciativa expressa pelo projeto de expansão do Hospital Nipo-Brasileiro, o Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (BUNKYO) e do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, ratificou o diagnóstico do setor da saúde apresentado por Akeo Uehara Yogui, alertando sobre o contínuo assédio promovido pelos grupos operadores de planos de saúde no País, que vem
contribuindo negativamente no processo de verticalização que ameaça o poder de competição das pequenas e médias instituições médico-hospitalares.

Hiroshi Sato, Representante Chefe da Agência Internacional de Fomento do Japão (JICA), reiterou a importância da participação da entidade, que cedeu o terreno onde ele acabou erguido e inaugurado em 1988, como parte das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. E finalizando, Hiroshi Sato manifestou o orgulho da JICA de ter participado dessa parceria que muito contribui para a saúde da comunidade Nikkei de todo o País.

Em seu breve discurso, o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, lembrou a todos os presentes que a solenidade representava a sua segunda e grata presença no Hospital Nipo- Brasileiro, cuja qualidade de serviços é hoje reconhecida, para orgulho de toda comunidade Nikkei , como uma das melhores do País, conforme já indicado nos rankings das principais publicações de economia e negócios brasileiras.

Na sequência, o Embaixador Akira Yamada e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, foram convidados pelo Diretor-Presidente da Enkyo, Akeo Uehara Yogui, para a solenidade oficial de lançamento da pedra fundamental do Projeto de Expansão do Hospital Nipo-Brasileiro, em cuja cápsula, estão depositados um exemplar do livro “Memória de 30 Anos do Hospital Nipo-Brasileiro – 1988-2018”, um Perfil Institucional e um Relatório de
Atividades de 2018, da Enkyo; e um exemplar da edição de 11 de dezembro de 2019, do jornal “O Estado de S. Paulo”.

E finalizando a solenidade, o Senhor Yoshiharu Kikuchi foi convidado para conduzir a típica e tradicional saudação japonesa de celebração, num brinde coletivo partilhado por todas as autoridades , convidados, diretores, superintendentes, gerentes e colaboradores presentes que, em uníssono, festejaram: Kampai!