CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo

Na última sexta-feira, 17 de maio, o Hospital Regional de Presidente Prudente recebeu o selo de conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Representou, na solenidade, a Associação Paulista de Medicina o vice-presidente Roberto Lotfi Jr. Também estiveram na ocasião o fundador da Associação Lar São Francisco de Assis (gestora do hospital desde 2009), Frei Francisco Belotti, e o diretor administrativo do hospital, Frei Tarcísio Marchini, entre outros.

“Foi uma cerimônia muito bacana, com toda a cúpula da Associação Lar São Francisco de Assis presente e entusiasmada. Eles disseram que é um compromisso moral da organização manter o selo conforme as regras da APM e mostraram-se agradecidos pela confiança da Associação em ter atribuído o selo ao hospital”, declarou Lotfi Jr.

Para o vice-presidente da APM foi muito importante ver um hospital que ele viu ser inaugurado receber este selo. “Eu e os colegas de CQH fomos muito bem recebidos pela equipe do hospital. Agora, eles pretendem conquistar o selo também nas demais unidades geridas pelos freis”, completou.

“Nós implantamos essa cultura de qualidade, para que o atendimento seja realizado de maneira segura, eficaz e eficiente, oferecendo aos nossos pacientes o que há de melhor. Mais do que o selo, nós comemoramos o fato de estabelecer essa rotina de trabalhos que ofereça um atendimento humano e justo à nossa população”, afirmou Tarcísio Marchini.

Desde 1999, o hospital aderiu ao programa para implantar um modelo de gestão para a qualidade hospitalar, porém, o processo se iniciou efetivamente somente em 2012, quando a instituição fundou seu Serviço Integrado de Qualidade em Saúde (SIQS). O setor tem, desde então, a responsabilidade de organizar dentro do hospital as adequações necessárias exigidas pelo CQH.

O CQH, criado em 1991, é um programa de adesão voluntária que estimula a participação e a autoavaliação, incentivando o trabalho coletivo – principalmente em grupos multidisciplinares – no aprimoramento dos processos de atendimento e na mudança de atitudes.

Além da implantação do modelo de gestão e do selo de conformidade, o programa possui um banco de dados com indicadores hospitalares bastante vasto e atualizado e promove uma série de cursos, treinamentos, palestras etc. Saiba mais em www.cqh.org.br.

Fonte: APM