Conheça novas formas de voluntariado corporativo

Ações de voluntários pro bono e empreendedor são tendências no mundo corporativo

No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil. O trabalho voluntário é amplo e pode ser realizado em diversas formas. De acordo com a Lei nº 9.608, de 1998, o voluntariado é definido como uma “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade”.

No entanto, o trabalho voluntário dentro das organizações pode ir muito além disso e, para celebrar a data, vamos falar sobre dois tipos que são tendência no mundo corporativo. Confira abaixo.

Voluntariado pro bono

O termo “pro bono” é derivado da expressão em latim “pro bono publico”, que significa “para o bem público”. Na prática, ações de voluntariado pro bono são aquelas em que profissionais qualificados prestam serviços, de acordo com sua área de expertise, para organizações sem fins lucrativos, sem cobrar pelo serviço prestado. Consultoria financeira, jurídica ou de marketing, assim como criação de um logotipo ou website para uma ONG são alguns exemplos de ações voluntárias pro bono.

Esse tipo de trabalho voluntário, que usa o talento da sua empresa para atender às necessidades da sociedade em atividades pontuais, provou ser bastante eficiente no engajamento do público interno das empresas em ações sociais, além de gerar valor de marca e melhorar a reputação da empresa.

Voluntário empreendedor

O voluntário empreendedor é o nível mais avançado de maturidade do voluntariado. É quando a empresa ou organização cria um projeto próprio e contínuo que busca, de alguma forma, saciar uma necessidade da sociedade por meio de desafios de inovação social.

Assim como no trabalho voluntário pro bono, esse tipo de atividade precisa estar alinhada com as atividades e os objetivos da empresa. O engajamento do público interno é progressivo e o compromisso e o empoderamento dos colaboradores atingem os mais diversos níveis dentro da organização.

Para saber mais sobre voluntariado empresarial, acesse o site da Atados, uma plataforma social que conecta pessoas e organizações.