Como as Normas ISO (International Organization for Standardization), principalmente as de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e do Meio Ambiente (ISO 14001) se relacionam com o Modelo de Excelência em Gestão® – MEG da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
As normas de sistemas de gestão, tal como proposto pela ISO, são normas certificáveis, contemplando um conjunto de requisitos, alicerçados em Princípios de Gestão, validados e aceitos pela comunidade normativa internacional. Já o MEG é composto por um conjunto de processos, alicerçados nos Fundamentos da Gestão para a Excelência, desenvolvido e constantemente atualizado pela FNQ. Boa parte dos Fundamentos da Gestão para Excelência guarda forte correlação com os Princípios de Gestão, a exceção do Fundamento “geração de valor”, que é específico do MEG.
Outra similaridade refere-se ao conceito de aprendizado, que no MEG está alicerçado no ciclo do PDCL (plan, do, check, learn), e sugere que os Fundamentos se relacionam de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. Já os sistemas de gestão certificáveis estão estruturados tendo por referência o ciclo PDCA (plan, do, check, act), voltados para a melhoria contínua.
Adicionalmente, ambos possuem foco: no comprometimento da liderança, na definição de diretrizes, no atendimento às partes interessadas, na análise de riscos, na definição de responsabilidades e competências necessárias, no atendimento legal, no desenvolvimento de produtos e processos, na análise de desempenho e promoção de melhorias, entre outros. O que muda é a abrangência, a abordagem dos sistemas de gestão é limitada ao escopo do sistema, enquanto o MEG foca em toda a organização.
Assim, muitos dos requisitos normativos estão contidos nos processos do MEG, o que nos permite afirmar que o MEG atua como um grande integrador dos diferentes sistemas de gestão. Para uma organização que já tem as certificações, o MEG passa a ser uma evolução natural rumo a excelência da gestão, proporcionando uma visão integrada de todas as práticas organizacionais, alinhadas às estratégias, resultados esperados e necessidades das partes interessadas.
Por Silvana Hoffmann